Divulgação/PMSS

Prontuário Eletrônico do Cidadão funciona em nove Unidades de Saúde da Família de São Sebastião



Postado em: 23/02/2022


A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Atenção Básica e Administrativa da Fundação de Saúde Pública, implementou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em nove Unidades de Saúde da Família (USFs). Receberam a melhoria as USFs Jaraguá I e II, Canto do Mar, Enseada I e II, São Francisco, Pontal da Cruz, Centro e Barequeçaba.

Esta semana, as USFs I e II de Maresias, que estão com a infraestrutura montada, receberão o sistema. A previsão é de que até julho toda a rede de Atenção Primária esteja com o PEC em funcionamento.

O PEC é um sistema de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) que fornece dados clínicos e administrativos sobre o fluxo de atendimento aos cidadãos. Possibilita a visualização imediata das informações de um usuário, mesmo quando atendido em uma unidade de saúde diferente da que está cadastrado. O histórico de comorbidades, medicamentos que utiliza, diagnósticos e tratamentos, entre outros, fica disponível ao profissional que o atender em toda a rede básica.  

A implantação dos prontuários já apresenta resultados, pois agilizou o atendimento, a triagem e melhorou a qualidade das informações de produção das USFs onde estão funcionando.

Outro resultado esperado é que o novo sistema ajudará a melhorar os indicadores da saúde em atenção básica, proporcionando uma ferramenta eficiente no planejamento da saúde preventiva da população.



Últimas Notícias