Ronald Kraag

Ilhabela obriga comércio a exigir comprovante de vacinação em eventos e limita horário de música durante o Carnaval



Postado em: 21/02/2022


O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, assinou o decreto 9047/2022, que obriga os estabelecimentos comerciais que realizam eventos a exigirem o comprovante de vacinação dos frequentadores e limita até às 20 horas som mecânico ou shows musicais em quiosques e bares que utilizam espaços públicos. As medidas vigoram entre sexta-feira e terça-feira de Carnaval (25/02 a 01/03). As medidas, de acordo com a Prefeitura, se destinam ao enfrentamento, prevenção e mitigação de saúde pública decorrente da Covid-19.

“Neste período de Carnaval, muitas pessoas aproveitam para vir a Ilhabela, por isso é preciso que a população esteja atenta e redobre os cuidados, como sempre usar a máscara, álcool gel e manter o distanciamento social. Só assim vamos evitar que o vírus se espalhe pela cidade”, destacou Colucci.

As novas medidas entram em vigor na sexta-feira (25/2) e permanecem até a terça-feira (1/3). De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais que promovam eventos que geram aglomeração ficam obrigados a exigir do público participante o comprovante de vacinação, original ou foto, com o esquema vacinal completo da vacina Anti-Covid e documento de identificação com foto. A exigência prevista pode ser suprida com apresentação de exame de RT-PCR antígeno realizado pelo usuário, no máximo, 24 horas antes do evento.

Pelo decreto, durante o período estipulado, fica vedada a realizações de shows artísticos e musicais, bem como o uso de som mecânico, aparelhos eletrônicos particulares sonoros, em quiosques e bares que utilizem espaço públicos como praças, praia, ciclovia e calçadas, após às 20h.

Caso sejam descumpridas as medidas, serão aplicadas, cumulativamente, as penalidades de multa, interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará do estabelecimento comercial.

Vale ressaltar que vigora na cidade o decreto municipal que obriga o uso de máscaras em locais públicos e a apresentação do passaporte vacinal (duas doses) para acessar os comércios e repartições públicas da cidade.

Além disso, a vacinação segue em Ilhabela em todos os postos de saúde da cidade, que fazem a vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 6 anos. Já a vacinação exclusiva para as crianças de 5 anos é feita somente no Posto de Saúde da Barra Velha (baixa). O horário de atendimento é das 8h às 16h30.

Carnaval Fora de Época em Maio

A Prefeitura de Ilhabela irá realizar entre os dias 20 e 22 de maio as festividades do Carnaval, no formato “micareta”, ou seja, fora de época, com as escolas de samba e blocos carnavalescos do município. Em breve será divulgada a programação.



Últimas Notícias