Marcos Bonello/PMSS

Circuito Litoral Norte participa da 42ª Feira Internacional de Turismo em Madri



Postado em: 21/01/2022


O Circuito Litoral Norte de São Paulo, composto pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, participa da 42ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), organizada pela Ifema Madrid. O evento, considerado líder para mercados receptivos e emissores da Ibero-América, começou na quarta-feira (19/1) e se estende até o domingo (23/1). A expectativa é de que a feira reúna 600 expositores e 7 mil empresas de 100 países.

A Fitur segue rigoroso protocolo de segurança sanitária que foi validado pelas autoridades da Comunidade de Madrid, permitindo oferecer aos participantes da feira um ambiente controlado e protegido. Com o objetivo de apresentar o Litoral Norte de São Paulo como uma opção de destino de sol, praia e natureza com altas temperaturas e atrações para o ano inteiro, o consórcio turístico está presente nos estandes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e da Embratur, lançando a nova marca no mercado europeu e a nova plataforma com melhor experiência de navegação, acessos a novos conteúdos, novas experiências e cruzamento de informações para melhorar o acesso ao trade local.

"Viemos a FITUR a convite do estado, junto ao Circuito Litoral Norte, apresentar Caraguatatuba como importante e atraente destino turístico e promover o Brasil como destino seguro e responsável em tempos de pandemia. O mundo está nesta feira e temos que estar presentes para que nosso destino, litoral norte, seja amplamente divulgado, conhecido e assim procurado para que possamos aumentar nossas receitas e contribuir social e economicamente com nossa cidade e região como cumprimento da política pública da gestão Aguilar Junior", afirma a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

De acordo com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que está representando a cidade no evento, "o turismo é a principal atividade de São Sebastião e de nossa Região Turística. É fundamental estarmos buscando novos polos emissores de turistas interessados em sol, praia e natureza para garantir a retomada do fluxo turístico qualificado para o ano todo. Uma feira produtiva com capacitações e atendimentos juntos com o Circuito Litoral Norte, Embratur e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado".

Além disso, está realizando duas capacitações apresentando atrativos turísticos e fornecedores de turismo locais e sorteando diárias para operadores e agentes de viagem espanhóis nos hotéis Porto Grande, Pousada Vivendas do Sol e Mar e Pousada Ilha Vitória. A capacitação com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado ocorreu no Hotel Intercontinental para 30 agentes de viagens locais e a outra ocorreu no stand da Embratur, para cerca de 40 profissionais de turismo. "A Europa é um dos maiores e mais importantes polos emissores de turistas do mundo. A presença do Circuito Litoral Norte na FITUR é fundamental para o posicionamento e divulgação da região no mercado de turismo e viagens mundial. O Litoral Norte, por suas belezas naturais, cultura e gastronomia, possui o perfil de destino buscado pelo turista europeu, mais focado no turismo de experiência em contato com a natureza", diz o presidente do consórcio, Caio Matheus.

A iniciativa pretende estimular os profissionais de turismo europeus a conhecerem a região, seus atrativos e fornecedores, facilitando a promoção do destino a esse importante polo emissor, que já está se aquecendo e buscando novas opções de destino na América Latina e Brasil. Essa demanda já chamou a atenção de Embratur e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, que estão promovendo seus principais produtos turísticos, tendo o Circuito Litoral Norte de São Paulo como destaque.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, reforça que o mercado espanhol é estratégico para o Brasil. "Por conta disto é tão importante ter o nosso país representado na FITUR Madrid, e contar com expositores como o Circuito Litoral Norte de São Paulo. Um destino lindo com praias, rios, cachoeiras e muita natureza! São diversas atrações para todos os tipos de turista, e por isso é tão procurado".

"A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo está fazendo um trabalho de posicionamento do estado enquanto destino turístico no mercado europeu. Estivemos já em 2020 na FITUR aqui em Madrid e estamos retornando agora em 2022 para reforçar essa imagem do Estado de São Paulo como destino. E o Litoral Norte de São Paulo tem uma importância estratégica nesse trabalho, porque é uma região já reconhecida nacionalmente pelo trabalho que é realizado, pela boa qualidade da oferta turística e dos atrativos turísticos que oferece, e isso tem sido um destaque aqui no mercado europeu, porque eles buscam muito o turismo de natureza, de sol e praia e o Litoral Norte de São Paulo não deixa nada a desejar nesse quesito comparado a outros destinos até de classe mundial. O Litoral Norte tem um posicionamento estratégico junto com o posicionamento do estado na promoção turística do destino", acrescenta o coordenador de Turismo da SETUR-SP, Rodrigo Ramos.

Desde a retomada dos eventos presenciais, o consórcio vem realizando uma intensa campanha de adesão e atualização de cadastros de fornecedores turísticos das cinco cidades integrantes. Focada em ampliar a rede de contatos de hospedagens, bares, restaurantes, agências receptivas, transportes turísticos e serviços especiais no Guia Geral disponível no site do consórcio, a ação visa estruturar a oferta das empresas regionais neste momento de retomada.

Vale lembrar que, com o novo website, as empresas de turismo da região agora também podem incluir mais informações e imagens em seu cadastro no Guia Geral de fornecedores. Basta acessar: https://2022.circuitolitoralnorte.tur.br/cadastro-divulgar

Sobre o Circuito Litoral Norte

O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o Estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte paulista, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

Nessa retomada, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.



Últimas Notícias