PMU

Ubatuba permanece em estado de atenção com acumulado de 200mm em alguns bairros; SP-55 segue tem pare e siga



Postado em: 10/01/2022


A Prefeitura de Ubatuba atualizou, na manhã desta segunda-feira (10/1), a situação dos serviços após chuvas intensas desde quinta-feira (6/1), quando o município entrou em estado de atenção. De acordo com a Defesa Civil, os acumulados em 96 horas na região oeste estão acima de 200mm (266mm na Figueira) e nas demais regiões de 125mm a 195mm. No caso do deslizamento na Rio-Santos (SP-55), o trecho da praia do Lamberto, prossegue o sistema pare e siga.

Segundo a prefeitura, o Departamento de Estradas e Rodagem informou que entre os km 60,3 e 62,4, continua a operação pare e siga, agora, com painéis de mensagem que estão alertando os usuários da medida decorrente da queda de barreira. Veículos estão passando normalmente, de forma alternada, sentido norte e sul. Ônibus e caminhões seguem nas mesmas condições, acompanhando o fluxo com liberação alternada.

A estrada do Rio Escuro está com tráfego liberado para trânsito leve. A Secretaria de Infraestrutura vai fazer uma vistoria no local. A pasta está solicitando liberação de orçamento para a compra das madeiras visando efetuar a substituição ainda sem previsão.

Abastecimento de água

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, a Sabesp informou, na manhã desta segunda-feira, que todos os sistemas de abastecimento de água estão normalizados. A única pendência que a concessionária tinha era na região da Maranduba devido à cachoeira da Renata que estava obstruída e com muita água. Na manhã de domingo, 9, foi possível acessar, limpar e retomar a produção. Não há nenhum registro de falta de água nenhum problema em tratamento – todos os sistemas estão operando normalmente.

Previsão do Tempo

Segundo a Defesa Civil, para esta segunda-feira e próximos dias, até quarta-feira (12/1), a previsão é de persistência das condições atmosféricas com possibilidade de chuvas a qualquer momento, sendo mais provável que sejam fracas, porém, há possibilidade de pancadas rápidas. Na noite de terça-feira, 11, e madrugada de quarta-feira,12, pode chover um pouco mais. Portanto, há riscos para deslizamentos no município principalmente em áreas de risco em encostas.

Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, acionar ajuda pelo telefone 199. Também é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 3832-6604 ou 3833-7270. Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.

Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.



Últimas Notícias