Divulgação/PMC

Folia de Santo Antônio celebra 'Dia de Reis' com missa solene no sábado



Postado em: 06/01/2022


Em celebração ao Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, a Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio, do Bairro do Tinga, e a congregação Igreja Nossa Senhora Aparecida realizarão uma missa solene, às 11h, no sábado (8). A cerimônia é aberta ao público e contará com o tradicional canto de saudação aos presépios.

Este ano, em virtude da circulação de uma nova variante da Covid-19 e do surto de gripe, não será realizada a tradicional Festa de Encerramento com a chegada da bandeira e a passagem da coroa, como manda a tradição da cerimônia.

A Folia de Reis é uma manifestação religiosa que celebra o fim do ciclo natalino e reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo foi visitado pelos Reis Magos Melquior, Baltazar e Gaspar.

Sobre a Folia de Reis

A Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio foi criada por Francisco Paulo da Silva, seu irmão Antônio Francisco da Silva e José Cardoso da Silva, que cresceram em contato com mestres festeiros de Folia de Reis e, desde 1998, compartilham com os moradores do Bairro do Tinga o significado dessa tradição, que logo adotaram a prática.

A companhia é formada por músicos que tocam violão, viola, cavaquinho, pandeiro, caixa, e colaboradores que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Rei.

A Folia de Reis une folclore e religião. Expressão de fé para uns, tradição para outros, e sempre um orgulho para quem recebe a Folia em sua casa.

 

Serviço

Missa Solene – Dia de Reis

Dia: 8 de janeiro (sábado)

Horário: às 11h

Local: Rua Antônio dos Santos, altura do nº 150, Tinga.



Últimas Notícias