Arquivo

Temporada de navios é suspensa até dia 21 de janeiro, anuncia associação; Anvisa fez recomendação ao Ministério da Saúde



Postado em: 04/01/2022


A temporada de navios de cruzeiro na Costa Brasileira está suspensa até 21 de janeiro. A decisão foi anunciada na segunda-feira (3/1) pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia). Dois navios estão em quarentena no Porto de Santos após casos de Covid-19. São eles: Costa Diadema e MSC Splendida. 

A suspensão temporária foi anunciada em nota oficial da associação. De acordo com a associação, os casos da doença identificados "consistem em uma pequena minoria da população total a bordo".

De acordo com a Clia, nenhum passageiro será embarcado neste momento e as empresas vão atualizar seus itinerários. 

Entenda o caso

No domingo (2/1), a Anvisa emitiu uma nota que contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, após a identificação de surtos a bordo das embarcações que operam na costa brasileira. No Litoral Norte, Ilhabela recebe escalas de navios nesta temporada. 

A recomendação da Anvisa leva em consideração a "mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento". Desde a quinta-feira (30), diretores, técnicos do departamento de Portos e Aeroportos da Anvisa estão tentando reforçar junto a municípios litorâneos a necessidade de seguir o Plano de Operacionalização.

Já são três cruzeiros que circularam no país com casos confirmados de Covid-19. No domingo, no Rio, 28 pessoas contaminadas e 40 suspeitas. Um relatório com o objetivo de reforçar a necessidade de suspensão dos cruzeiros foi enviado pela Anvisa ao Ministério da Saúde (MS) na segunda-feira (3).

A retomada das operações dos navios de cruzeiro para a temporada de 2021/2022 foi prevista pela Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA nº 658, de 5 de outubro de 2021, em cenário epidemiológico anterior à notificação mundial sobre a identificação da nova variante Ômicron, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 24 de novembro.

Região

Até dezembro, Ilhabela já havia recebido oito navios. A cidade tem nas escalas uma movimentação turística importante e a estimativa de injeção na economia no início da temporada era de R$ 81 milhões. 



Últimas Notícias