Divulgação/PMC

Caraguatatuba registra mais de 140 mm de chuva e entra em estado de atenção



Postado em: 30/12/2021


As chuvas constantes que caem desde cedo em Caraguatatuba colocaram a cidade em estado de atenção dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil. As equipes do órgão, juntamente com Secretarias da Prefeitura estão nas ruas trabalhando nos pontos onde foram registrados alagamento e monitorando as áreas de risco para escorregamento de terra.

Em relação a alagamento, a região central é a mais afetada. Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estão em locais mais atingidos para controle do trânsito. Já as áreas monitoradas pelos agentes da Defesa Civil estão na Olaria, Casa Branca, Rio do Ouro e Jaraguazinho.

Alguns pluviômetros de Caraguatatuba registram mais de 140 milímetros em 6 horas, o que significa mais de 140 litros por metro quadrado.

Lembrando que há risco de fechamento da Rodovia dos Tamoios caso o acumulado em 72 horas ultrapasse a marca de 100 mm na estrada.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), a probabilidade é de muitas nuvens com pancadas de chuvas forte e trovoadas isoladas, mas com ventos fracos.

A orientação da Defesa Civil é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.

No caso de alagamento, as pessoas não devem se arriscar a enfrentar a enchente. Também devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

No caso de necessidade de remoção de famílias, a Prefeitura já está com seus abrigos prontos.

São Sebastião

Em São Sebastião, o coordenador da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, afirmou que não há ocorrências registradas, apesar do aumento da chuva. Equipes da Defesa Civil estão de plantão e acompanhando a evolução da chuva. Mas já há registro de diversos pontos de alagamento no Município.



Últimas Notícias