Chuva torrencial castiga Ilhabela e ruas viram 'rio' em vários bairros; família desalojada após deslizamento



Postado em: 30/12/2021


Uma chuva torrencial desde o início da tarde de quinta-feira (30/12) castigou Ilhabela e ruas de vários bairros viraram 'rios'. O Radar Litoral recebeu vários vídeos com imagens dos bairros Água Branca, Reino, Perequê e Barra Velha. A Prefeitura de Ilhabela informou que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão atendendo as ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas. Uma família foi desalojada no Canta Galo, região da Vila, após deslizamento de terra.

Conforme nota divulgada pela prefeitura, o acumulado de chuva em três horas, nos bairros da Barra Velha, Água Branca e Reino é de 113mm. Já na região da Vila (Centro Histórico) o acumulado é de 37mm.

A família desalojada foi levada para a Casa do Caiçara por equipe da Assistência Social. Também foram registradas quedas de árvores. 

O ponto mais crítico registrado até momento na região dos bairros da Água Branca e Reino. A Defesa Civil alerta que em riscos de deslizamentos de terra e quedas de árvores, os moradores devem procurar lugar abrigado. Em caso de emergência ligue: 199 – Defesa Civil ou 193 – Corpo de Bombeiros.

Sabesp

Em nota, a Sabesp informa que as fortes chuvas que vêm atingindo o Litoral Norte nos últimos dois dias (29 e 30/12) afetaram a produção de água no município de Ilhabela. O tratamento de água foi parcialmente interrompido para as regiões norte, sul e central (Barra Velha, Perequê e Vila), devido à grande quantidade de areia, terra, pedras, galhos e lama que bloquearam as captações de água - o que afeta o transporte e a qualidade da água que chega à estação de tratamento.

No momento, a Companhia abastece os imóveis de forma reduzida, com a diminuição da vazão e pressão, e as equipes técnicas trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento o mais breve que seja possível, lembrando que imóveis sem caixa-d’água podem sofrer desabastecimento. 

A Sabesp pede a colaboração de toda a população quanto ao uso da água, utilizando-a de forma consciente os reservatórios domiciliares. Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195. A ligação é gratuita.

Veja abaixo um dos vídeos com a força da água no bairro Água Branca, em Ilhabela

*matéria atualizada às 9h20 de 31/12/2021



Vídeo
Últimas Notícias