PMSS

Cidades do Litoral Norte mantêm Plano Preventivo de Defesa Civil durante todo o período de chuvas de verão



Postado em: 18/12/2021


As cidades do Litoral Norte iniciam este mês o chamado PPDC - Plano Preventivo de Defesa Civil para o período de chuva de verão. O plano é operado segundo critérios técnicos: monitoramento de dados pluviométricos; previsão meteorológica; vistoria de encostas; minimização de riscos por meio da remoção das pessoas residentes ou instaladas em áreas de risco; promoção de abrigo para famílias que se encontrem em situação de risco e monitoramento das áreas onde ocorrem alagamentos e inundações.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou na última quinta-feira (16/12) dois convênios, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e Plamcon (Plano Preventivo de Defesa Civil/ Plano Municipal de Contingência).Ele esteve acompanhado do coordenador da Defesa Civil, Ricardo Santos, do vereador Marcos Fuly, e voluntários da Defesa Civil.  A assinatura do novo convênio do PPDC de São Sebastião firma a parceria com a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).

No caso de São Sebastião, o PPDC engloba 12 secretarias e departamentos municipais, além da colaboração da Polícia Militar e demais segmentos públicos e da sociedade civil: Secretaria de Serviços Públicos; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Educação; Secretaria de Esportes; Secretaria da Saúde; Secretaria de Turismo; Secretaria de Obras; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social; Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria da Administração; Departamento de Tráfego; Departamento de Comunicação. O Plamcon visa a proteção em deslizamentos e inundações; maior segurança a todos os munícipes em relação a atendimento; atenção a áreas de risco, com possibilidade de alagamentos e/ou deslizamentos; prontidão e rapidez de resposta na gestão de acidentes e desastres e cooperação e otimização dos serviços das secretarias e órgãos para um atendimento mais rápido e de qualidade. Os principais pontos atualizados no Plancom são: registro de autoridades e representantes municipais; atualização da bibliografia; revisão do documento; inclusão dos locais que poderão ser abrigos em caso de necessidade.

A Operação Chuvas de Verão 2021/2022 da Defesa Civil tem caráter preventivo, de socorro, assistencial e recuperativo, com técnicas e procedimentos especializados para o período de chuvas. O plano, que vigora de dezembro a abril/maio de cada ano ou sempre que houver necessidade, inclui o levantamento de acumulado de chuvas, previsão meteorológica e vistorias de campo (encostas e áreas de risco principalmente).

A Defesa Civil do município reciclou seus conhecimentos participando de uma oficina especializada com conteúdo multidisciplinar fornecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC); Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Climatempo (Somar Meteorologia).

Durante a assinatura, a Defesa Civil de São Sebastião apresentou as novas doações feitas por meio do programa Empresa Amiga da Defesa Civil. Entre as novas aquisições estão roupas de aproximação para retirada de abelhas e uniforme para os voluntários. São dois selos que uma empresa ou um cidadão pode receber ao contribuir com a Defesa Civil de São Sebastião: Selo "Empresa Amiga da Defesa Civil" e Selo "Cidadão Amigo da Defesa Civil".

Em Ilhabela, a Defesa Civil inicia na próxima semana a distribuição de material orientativo nas áreas de risco. O que fazer em caso de deslizamentos? 

O material contem dicas de segurança para moradores e turistas, em casos de deslizamentos, tempestades, afogamentos, vendavais, incêndio florestal, inundações, entre outros. Fique atento! Em caso de emergência acione a Defesa Civil no telefone 199. Para receber alertas, cadastre-se gratuitamente enviando SMS para o número 40199.

Já em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas). O Plano Preventivo de Defesa Civil está em vigor desde o dia 1 de dezembro. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.



Últimas Notícias