2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte debate gestão de resíduos sólidos na próxima semana



Postado em: 10/12/2021


A Prefeitura de Caraguatatuba realiza na próxima terça-feira (14), às 9h, o 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte para discutir a gestão de resíduos sólidos dos municípios litorâneos. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Tatiana Soares Scian, o objetivo do encontro é expor as dificuldades de cada município e iniciar as tratativas de uma possível solução regional sobre o assunto, tanto na área de educação ambiental quanto em medidas efetivas.

A reunião também contará com uma visita aos Ecopontos da cidade e nas cooperativas de reciclagem para que os outros municípios conheçam os serviços realizados pela cidade na gestão de resíduos sólidos. Tatiana destaca o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos que Caraguatatuba possui desde 2017, implantando os três Ecopontos e o Programa da Coleta Seletiva. “Precisamos urgentemente pensar em políticas públicas regionais, pois aproximadamente 80% do lixo no mar são gerados no continente. Com uma gestão alinhada pensaremos juntos em uma solução para esse problema”, disse.

Caraguatatuba participou no mês de setembro do 1º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte Paulista, no município de Ilhabela, para debater o tema ‘Oceano sem Plástico. No evento, as Prefeituras assinaram uma carta de compromisso em defesa do ‘Oceano sem Plástico’, onde se comprometem a lutar e a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projetos e ações para combater a poluição por resíduos plásticos em seus territórios.

Ainda na carta de compromisso, os secretários municipais se comprometem a manter uma agenda de trabalho conjunta, realizando reuniões trimestrais, em cada município, somando esforços para avançar nas políticas de meio ambiente do Litoral Norte.



Últimas Notícias