Fotos: Divulgação/PMSS

Polícia Municipal de São Sebastião prende quadrilha por furtos em drogarias e farmácias da região



Postado em: 03/12/2021


A Polícia Municipal de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana , prendeu, na quinta-feira (02), na Avenida Engenheiro Remo Corrêa Silva, na altura do Cnaga, um homem, de 41 anos, e duas mulheres, de 27 e 39 anos, pertencentes a uma quadrilha especializada em furtar produtos de preço elevado de farmácias e drogarias.

Antes da captura, o grupo de infratores estava sendo monitorado pela Polícia Municipal através do Muralha, sistema digital de vigilância utilizado pelo Centro de Operações Integradas (COI). Já era de ciência da corporação que a quadrilha havia praticado diversos furtos em farmácias e drogarias em datas anteriores, quando foram flagrados furtando uma drogaria do Centro, e presos enquanto rumavam para São Paulo para realizar a entrega da mercadoria ao seu receptador.

De acordo com o gerente da drogaria, o grupo carregava cerca de R$ 40 mil em mercadorias furtadas, entre cosméticos, suplementos vitamínicos e medicamentos diversos, dos vários furos realizados.

Os indivíduos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de São Sebastião e indiciados por furto qualificado (Art. 155, com pena de reclusão de dois a oito anos). Os indivíduos estão, no momento, à disposição da Justiça.

Sistema Muralha

São Sebastião possui um sistema de vigilância composto por câmeras de segurança, dispostas estrategicamente em pontos da cidade, que são analisadas pelos agentes de segurança do COI.

Toda essa estrutura é ligada ao Muralha Digital, software que realiza a identificação de uma placa de veículo e oferecer informações que mostram a situação do veículo (se furtado, roubado ou clonado), além de fornecer dados sobre o proprietário, como ser um foragido da Justiça. Uma vez detectada alguma irregularidade, é feito um chamado às policiais municipal e militar.

“Esse sistema tem sido uma ferramenta importante para a Polícia Municipal e para a segurança de São Sebastião. É mais um método que tem auxiliado o município a manter baixos índices de criminalidade”, comenta André Maciel, comandante da corporação.

São Sebastião foi a primeira cidade do Litoral Norte a utilizar o sistema de monitoramento Muralha Digital, integrado ao Sistema Córtex – Secretaria de Operações Integradas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.



Últimas Notícias