Em Ilhabela, alunos desenvolvem projeto de conscientização ambiental no bairro Itaquanduba



Postado em: 22/11/2021


Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Profª Ophélia Reale Montanhesi, no bairro do Itaquanduba, em Ilhabela, desenvolvem desde o mês de maio o projeto “Cidadania”, que tem como um de seus objetivos conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e cuidado com o meio ambiente. No projeto, os alunos realizam visitas técnicas no entorno para observação das problemáticas do bairro, com entrevistas, observação e registros fotográficos.

Também são feitos estudos sobre os direitos e deveres dos cidadãos; estudo sobre o descarte correto de lixo e campanha de conscientização da população, com confecções de placas informativas com madeiras reutilizadas e solicitação de um espaço de lazer na comunidade. Em carta aberta à população, os estudantes pedem a colaboração de todos a respeito do descarte de lixo no Morro dos Mineiros. “Percebemos que há muito lixo descartado de forma incorreta no bairro. Por isso, decidimos fazer placas informativas para conscientizar a todos e, desta forma, deixar nosso ambiente mais limpo”.

Nos últimos 10 anos, a população mundial cresceu em um bilhão. Hoje, estima-se que há 7,8 bilhões de habitantes no planeta Terra. O aumento da população global, as constantes crises ambientais e a escassez dos recursos naturais atenta para a importância de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente e de adquirir hábitos mais saudáveis. Nesse contexto, a educação ambiental nas escolas torna-se ainda mais fundamental, como espaço educativo, colaborativo e de formação de valores.

Um dos desafios atuais é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.



Últimas Notícias