Divulgação

Retomada dos exercícios de tiros pela Marinha em Alcatrazes provoca nota de repúdio do Instituto Educa Brasil

Postado em: 21/11/2021

A Marinha do Brasil vai retomar os exercícios de tiro no Arquipélago de Alcatrazes nesta semana (25 e 26/11). O Instituto Educa Brasil emitiu uma nota de repúdio à Marinha, com o pedido de suspensão da atividade.

A ação ocorre quase três anos após o início da visitação ao Refúgio de Alcatrazes, considerado um dos principais santuários da biodiversidade marinha no Brasil. Depois de muitos anos de exercícios de tiro no arquipélago e protestos constantes de entidades ambientalistas, a atividade foi suspensa em 2013.

No documento do Instituto Educa Brasil, assinado pelo presidente Pedro Fernando do Rego e pelo diretor de Educação Ambiental, Eduardo Hipólito do Rego, é citado que os exercícios de tiro no Arquipélago, refúgio considerado o maior ninhal de fragatas do cone sul-americano, “representam um retrocesso histórico e fazem ressurgir um movimento de repulsa de toda a sociedade, indignada com a tosca prática de treinamento bélico que, se de um lado aniquila ambientes extremamente vulneráveis e raros, de outro não satisfaz aos interesses da soberania nacional, razão de ser da discutível atividade”.

O Educa Brasil ressalta que o Arquipélago de Alcatrazes, de onde a Ilha da Sapata é parte inseparável, não precisa ser um alvo. “Esse santuário ecossistêmico de diversidade marinha/insular é local de alimento, reprodução, repouso e vida que carece de cuidado. Aí incluído o zelo que a Marinha do Brasil pode e deve exercitar”.

O documento afirma que atirar contra alvos fixos cheios de vida indefesa não melhora a estratégia militar, que pode e deve ser treinada em alternativas mais efetivas. “Manter o bombardeio contra uma Unidade de Conservação significa ignorar a ciência, a defesa do patrimônio, e a Constituição Federal de 1988”.

O documento encerra com o pedido de que os exercícios de tiro programados sejam suspensos, e que a parceria entre a sociedade e a Marinha do Brasil, de visíveis avanços nos últimos anos, não retroceda.

Alcatrazes

O Arquipélago de Alcatrazes está localizado a aproximadamente 35 km ao sul de São Sebastião, à uma hora de barco, aproximadamente.

O arquipélago é formado por cinco ilhas maiores, sendo a principal denominada Ilha de Alcatrazes (2,5km de extensão) e 170 hectares de área e as demais conhecidas como da Sapata, do Paredão, do Porto (ou do Farol) e do Sul. Há também quatro ilhas menores (ilhotas não nominadas); cinco lajes (Dupla, Singela, do Paredão, do Farol e Negra); e dois parcéis (Nordeste e Sudeste).

Alcatrazes é o maior sítio reprodutivo de aves marinhas da costa brasileira, com uma população que gira em torno de 10 mil aves. Além disso, por conta de sua diversidade de flora e fauna, com mais de 20 espécies endêmicas.