Luís Gava/PMC

Fiscalização por câmera em semáforos começa a funcionar em Caraguatatuba



Postado em: 12/11/2021


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iinicia a fiscalização por câmeras nos semáforos da cidade começam a operar a partir deste sábado (12). O motorista que avançar o sinal vermelho, passar acima da velocidade ou avançar a faixa de pedestre será multado.

Os equipamentos estão implantados na Avenida Anchieta esquina com a Rua Santa Cruz, e na Avenida Frei Pacífico Wagner esquinas com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno e com a Rua Osvaldo Cruz, todos no centro. Eles já foram aferidos pelo órgão compete.

De acordo com o secretário da pasta, Marcel Giorgeti, esses novos semáforos visam ajudar também o pedestre e evitar atropelamentos.

Com base no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é considerado infração gravíssima e a penalidade é multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outros radares

São três tipos de equipamentos implantados: Redutores Eletrônicos de Velocidade – REV, as chamadas lombadas eletrônicas com marcação de velocidade em visores, Controladores Eletrônicos Misto – CEM, radares de avanço semafórico; e os Controladores Eletrônicos de Velocidade CEV, os radares tradicionais.

De acordo com a Semop, as lombadas eletrônicas serão implantadas na Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), Avenida Prisciliana de Castilho e Avenida Prestes Maia.

Já o controle de velocidade por meio dos semáforos serão na Avenida Frei Pacífico Wagner com a Rua Oswaldo Cruz e também com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, além da Avenida Padre Anchieta com a Rua Santa Cruz (Calçadão).

Já os radares de velocidade pegam as Avenidas Dr. Arthur Costa Filho e Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia) e Avenida José da Costa Pinheiro Junior, próximo à Escola Prof. Geraldo de Lima, nos dois sentidos da pista.

Também está prevista a instalação de um Monitor Eletrônico de Trânsito – MET (contador) próximo à Casa de Saúde Stela Maris para saber a quantidade de veículos que passam pelo trecho.



Últimas Notícias