Fabio Mota

Mais de 600 atletas vencem o desafio dos 3,8km da Travessia do Canal



Postado em: 08/11/2021


A sétima edição da Travessia do Canal 2021, realizada no último domingo (7/11) mostrou toda a determinação e superação dos mais de 600 atletas que desafiaram os 3.800 metros do canal entre São Sebastião e Ilhabela. Com largada na manhã do domingo (7/11) no Pontal da Cruz, em São Sebastião e chegada na praia do Engenho D’Água, em Ilhabela, o jovem nadador de 24 anos, Alexandre Alves Finco venceu a competição no tempo de 45min34seg.

Logo em seguida, com a diferença de um segundo, Vitor Colonesi conquistou a segunda colocação no tempo de 45min35seg. Allan Lopes Mamedio ficou na terceira posição (45min37seg) e Henrique Figueirinha na quarta (45min39seg).

No feminino, a nadadora Betina Lorscheitter venceu pela quarta vez a prova, desta vez com o tempo de 51min02seg. Rafaela Monilly (52min37seg) e Vitória Farabulini (52min39seg), ficaram em segundo e terceiro lugar, na classificação geral Feminino.

Foram premiados também os melhores atletas de Ilhabela. Guilherme Zampieri dos Santos ficou na oitava colocação pela classificação Geral, com o tempo de 51min14seg e primeiro lugar entre os atletas locais, seguido de Samuel Dimas (2º), Paulo Stefani (3º), Leonardo Radi (4º) e Heitor Filho (5º).

Com apenas 16 anos, Heitor Filho comemorou sua colocação. “Foi uma prova que me surpreendeu bastante e tenho a sensação que deixei meu melhor na água! Sou muito grato a todos que me apoiam! Queria agradecer a Prefeitura Municipal de Ilhabela pelo apoio da Bolsa-Atleta, onde sem eles, isso não seria possível!”, agradeceu o jovem nadador que faz parte do programa Bolsa-Atleta da Prefeitura de Ilhabela, de incentivo e suporte aos atletas de alto rendimento da cidade.

“Ilhabela respira esporte e saúde! Estou muito feliz pela retomada dos eventos esportivos, de forma segura e responsável. Mais um evento que reforça nossa vocação que é o turismo, aliado à prática esportiva! Parabéns a todos os nadadores”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que reativou a competição em 2014, quando iniciava seu segundo mandato, transformando o evento numa das mais importantes e charmosas provas de natação do litoral brasileiro.

Completaram o desafio mais de 600 atletas, vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Esta edição da Travessia do Canal contou com 13 boias de sinalização no percurso, onde haviam três caiaques entre as boias, 10 botes rápidos para retirada de atletas e duas motos aquáticas para a segurança da raia, abordando as embarcações que transitavam pelo canal, além das cinco escunas que, depois de deixar os atletas na largada, ficaram ao longo do canal para receber desistentes deixados pelos botes.

A Travessia do Canal Ilhabela 2021 foi organizada pela Associação Magna de Desportes e produção da Ecooutdoor Sports Business e Swim Channel com apoio da Prefeitura de Ilhabela e Mormaii Natação

Esportistas da região

De São Sebastião, a equipe Cardume, que treina natação de águas abertas no Balneário dos Trabalhadores, completou a prova com cerca de 40 atletas. A Escola de Natação do Alemão levou três adolescentes para a experiência da travessia. Ana Luiza Marcelino, 4° lugar na categoria de 14 a 19 anos; Clara Brandão dos Santos, 5° lugar na categoria 14 a 19 anos feminino; e Gabriel de Carvalho dos Santos, 6° lugar na categoria de 14 a 19 anos masculino. 

 



Últimas Notícias