Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião está com inscrições abertas para cursos de formação da Marinha



Postado em: 19/10/2021


A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para os cursos de ‘Formação de Aquaviários Pescador Profissional Nível 2’ e o ‘Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros’. No Litoral Norte, as inscrições podem ser feitas na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, até o dia 29 de outubro.

O curso de ‘Formação de Aquaviários Pescador Profissional Nível 2 (CFAQ-POP 2/MOP 2)’ tem por objetivo é preparar de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo - Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria Pescador Profissional (POP2) e/ou Motorista de Pesca (MOP 2), no nível de habilitação 2.

A capacitação, também é empregada para formação de Aprendizes de Pesca (APP) e Aprendizes de Motorista de Pesca (APM) e será concedido pelas Capitanias, suas Delegacias ou Agências, a título provisório, ao candidato com mais de 16 e menos de 18 anos de idade, desde que autorizado pelo pai, tutor ou juiz competente.

Após completar 18 anos, o APP/APM poderá requerer, em qualquer Órgão de Execução, a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) de POP2/MOP2. O APP/APM deverá acompanhar o trabalho de bordo, não podendo assumir função como tripulante, pois não faz parte do CTS da embarcação.

Os requisitos para inscrição são: ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a); ter no mínimo 18 anos no ato da matrícula; possuir escolaridade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; e atender às demais condições estabelecidas no edital do processo seletivo.

Haverá processo seletivo em duas etapas, sendo que na primeira, os candidatos inscritos serão submetidos a uma prova escrita classificatória, em nível do 6º ano do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Português e de Matemática. A segunda etapa é de aptidão física.

São 30 vagas a serem preenchidas pelos candidatos aprovados, classificados na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos nas provas escrita. Em caso de empate, o preenchimento das vagas será feito pelo candidato de maior idade. O curso terá duração de quatros semanas, em período integral, das 9h às 16h, na Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil.

O local de realização da prova escrita, data, horário e demais informações serão divulgados logo após o término das inscrições na página www.marinha.mil.br/delsebastiao e no Quadro de Avisos do local de inscrição.

Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros

O objetivo é qualificar aquaviários para atuar como patrão, ou tripulante de embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo, ou de travessia, empregadas na navegação interior, e de apoio portuário, ao contribuir para a segurança da navegação, salvaguarda e prevenção da poluição hídrica.

Como critério de inscrição, os interessados devem ter formação de aquaviários, 1º, 2º ou 3º grupo, com nível de habilitação 2, 3 ou 4, com pelo menos um ano de embarque.

São 90 vagas oferecidas que deverão ser preenchidas obedecendo ao critério de maior tempo de embarque registrado na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) até o 1º dia de abertura da inscrição do curso. Para a contagem de tempo de embarque será necessário apresentar os lançamentos de embarque contidos na CIR.

Não haverá exame de seleção e as vagas disponíveis serão preenchidas obedecendo a seguinte prioridade: candidatos com maior tempo de embarque na carreira, até o 1º dia de inscrição. Em caso de empate no tempo de embarque, terá prioridade o candidato com mais idade.

A capacitação terá a duração de cinco dias, ministrada no período da tarde, das 13h às 17h. A relação nominal dos classificados e a data de início do curso serão divulgadas, posteriormente no site: www.marinha.mil.br/delsebastiao e no Quadro de Avisos do Atendimento ao Público.

Inscrições

As inscrições para os dois cursos devem ser feitas até o dia 29 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 9h e 12h e das 14h e 17h, presencialmente, na Delegacia da Capitania dos Portos, Rua Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), 544, Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3892-1550.



Últimas Notícias