Divulgação/PMU

CREA e Prefeitura realizam operação conjunta de fiscalização de obras irregulares em Ubatuba



Postado em: 19/10/2021


 

Até sexta-feira (22), a equipe do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) percorre obras de médio e grande porte, empresas da área de engenharia civil e de tecnologia, consultorias e supermercados atacadistas, entre outros, para verificação de registro no conselho e de existência de responsável técnico devidamente habilitado.

Na manhã desta segunda-feira (18), representantes das secretarias de Urbanismo e de Habitação de Ubatuba e do gabinete da prefeita participaram na manhã desta segunda-feira (18), de um café da manhã com equipes de fiscalização do CREA, na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba .

"A expectativa é de realizarmos diligências em 300 estabelecimentos do município", explicou Luiz Francisco Petrus Júnior, chefe da equipe de Taubaté e região, à qual está vinculada a cidade de Ubatuba.

A equipe é composta por 10 fiscais das unidades de gestão de inspetoria (UGI) dos CREAS das regiões de Taubaté e São José do Campos, além de três fiscais da Prefeitura de Ubatuba. Ao constatar irregularidades, o CREA notifica o proprietário ou empresa ou aciona órgãos como o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

 "O objetivo da fiscalização é fazer a salvaguarda da sociedade e do munícipe de Ubatuba", destacou o vice-presidente do CREA-SP, Clovis Savio. "Nossa atividade busca garantir que todas as obras sejam acompanhadas de um responsável técnico habilitado pelo CREA-SP. Queremos unir esforços com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e a Prefeitura de forma que o desenvolvimento do município alcance um patamar de qualidade", finalizou Savio.

"Nossa associação vem trabalhando há muitos anos com o CREA-SP com vistas ao profissionalismo. Não se trata apenas de saber se uma obra tem projeto aprovado ou não. A fiscalização do CREA verifica principalmente se há o acompanhamento de um profissional responsável pela atividade", enfatizou o presidente da AEAU, engenheiro José Carlos Vital.

O vice-prefeito de Ubatuba, Marcio Maciel, esteve presente no encontro, bem como o secretário-adjunto de Urbanismo, Michel Amauri Vieira Ferreira, e a secretária de Habitação, Silvana Caccin D'Angelo. Além do acolhimento à equipe do CREA-SP, o encontro teve o objetivo de dialogar sobre futuro termo de cooperação para troca de informações com vista à agilização dos processos de fiscalização. O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Ribeiro.



Últimas Notícias