Pista de skate vai se transformar em obra de arte ao ar livre com projeto de grafite em Caraguá



Postado em: 14/10/2021


O Projeto Arte Grafite chega a Caraguatatuba entre os dias 25 e 29 de outubro. Com isso, de acordo com a Fundação Educaional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), o espaço esportivo será transformado em uma verdadeira obra de arte ao ar livre.

As obras serão produzidas pelo artista plástico Alexandre Fillage, reconhecido internacionalmente por sua inspiração na fauna brasileira. Ele vai grafitar nos quatro lados da Pista de Skate, usando como base a fauna e a flora do município. O modelo de arte escolhido foi concebido e construído com o apoio de artistas da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Nestes cinco dias de evento serão ministradas oficinas gratuitas de grafite profissional para 120 crianças e adolescentes de 12 a 18 anos com o objetivo de despertar, por meio da arte, o olhar e os cuidados com os bem naturais do Planeta e promover, além da conscientização, acesso à cultura, ao lazer e entretenimento. 

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com patrocínio da Panco, o projeto Arte & Grafite, em Caraguatatuba, tem realização e organização da Perfectto Projetos, apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Urbanismo.

Oficina de Grafite

As oficinas de artes plásticas terão aulas teóricas e práticas, que resultarão em grandes obras de arte ao ar livre, tanto em extensão como em formatos, com temas voltados à preservação da flora e da fauna e alinhados com uma atividade esportiva como o skate. Com isso, Caraguatatuba passará a ter este verdadeiro centro de arte como mais uma atração e um ponto de referência do município, que mostra a importância da beleza estética do grafite em centros urbanos.

Os participantes serão divididos em turmas de, no máximo, 30 participantes, marcadas para os horários das 8h, 10h, 13h e 15h. O projeto funcionará entre 8h e 17h. As inscrições dos interessados em fazer parte do projeto podem ser feitas junto à Fundacc, pelo telefone (12) 3897-5660 até sexta-feira 22/10/21.

Os alunos participantes irão grafitar coletivamente com o artista e irão aprender as seguintes temáticas: a história do grafite; quem são os principais artistas de cada época; como diferenciar grafite de pichação e, na parte prática, conhecerão técnicas tradicionais como o uso de spray e como aplicar a distância e a velocidade no seu uso; que tipo de tinta usar, se a óleo ou acrílica; utilização de estêncil, aerógrafo, giz de cera, giz pastel, giz oleoso e de que forma podem obter uma visão de profundidade em suas obras.

Por questão de segurança, serão disponibilizados máscaras, luvas e óculos para todos os participantes, evitando inalação ou mesmo qualquer situação que ofereça risco. Em função do distanciamento social causado pela Covid-19, serão fornecidas máscaras para todos.

 



Últimas Notícias