Projeto Treboada é lançado para comunidade de Toque-Toque Grande em São Sebastião



Postado em: 14/10/2021


A comunidade do bairro de Toque-Toque Grande, na Costa Sul de São Sebastião, se reuniu no Espaço Cultural Arrelá, para assistir o filme O sonho de Greice Kelly, inspirado no causo caiçara contado pela professora Neide Palumbo. O filme em formato de animação foi transmitido em um telão, num espaço aberto, e conta a história de uma menina que fugiu de casa e foi morar na capital para se tornar bailarina.

Na platéia havia pessoas de diversas idades, todas com máscaras e mantendo o distanciamento social. Entre elas, a professora Neide Palumbo, moradora da cidade conhecida por contar os causos caiçaras. Após a sessão de cinema, ela continuou conversando com os moradores, arrancando risadas ao contar antigas histórias do povo caiçara. 

O filme O sonho de Greice Kelly faz parte do Projeto Treboada e foi realizado com verba do PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).  Após o lançamento, o filme estará disponível no site Cultura em Casa (https://culturaemcasa.com.br/)

Projeto

O projeto Treboada foi criado, em 2017, com objetivo de registrar as histórias e causos caiçaras narrados pela mestra da cultura popular Neide Palumbo e disponibilizá-los para os professores de Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Além de O Sonho de Greice Kelly, outros quatro filmes já foram finalizados e disponibilizados na plataforma do Youtube: Treboada, Panela de Presson, Trazon, e Fiscal do Ibama. Os filmes foram produzidos com recursos de financiamento coletivo e, em 2019, o Projeto Treboada recebeu o prêmio PROAC de cultura Tradicional, do Governo do Estado de São Paulo.

A moradora Andréa Carrer, mestre em Educação e naturopata, contou que a primeira vez que assistiu os filmes do Treboada ficou muito emocionada. “Foi como se eu estivesse ouvindo a minha avó e a minha tia Ilda falando, me trouxe essa lembrança boa. Do ponto de vista educativo, agradeço a dona Neide por ter recolhido esses causos que nossos ancestrais nos contavam. Além disso, a animação dos filmes é linda, um projeto maravilhoso”, disse.  

A equipe é composta por Neide Palumbo (contadora de causos caiçaras), Paulo Alberton (cineasta), Isabel Galvanese (ilustradora), Rowena Crowe (animação), Priscila Prisco (animação) Felipe de Souza (música), Bia Porto (designer), Isabel Palumbo (assessoria de imprensa e mídias sociais), Emanuel Araújo ( educador), Marcos Tozzi (programador), Gabriel Melchert  (gestor). “O que mais me deixa feliz hoje é ver a alegria de dona Neide assistindo ela mesma. Também foi muito divertido imortalizar esses causos através da animação”, disse Priscila Prisco.



Últimas Notícias