Divulgação

Escritora sebastianense Janaína de Figueiredo lança o livro “Formigável” nesta quinta



Postado em: 13/10/2021


A escritora sebastianense Janaína de Figueiredo lança nesta quinta-feira (14), às 19h30, o seu novo livro, “Formigável”, na Revista Online do Instituto Mpumalanga Arte dos Encontros, diálogos sobre cultura e arte na educação e no dia a dia das pessoas. O lançamento terá transmissão ao vivo e gratuita pelo Youtube e facebook do Mpumalanga e contará com a participação da crítica literária Bia Reis, da Estante das Letrinhas.

Janaina teve seu livro, Boi de Conchas e outros contos caiçaras, como finalista do importante Prêmio Literário AEILIJ de 2021, também participou da XIX Bienal do Livro em 2019. Seu livro Nós de Axé foi selecionado neste ano para o Clube ODS da ONU.

Formigável, foi ilustrado por Rafa Anton e publicado pela Editora Aletria, foi adotado pelas Escolas Municipais de Caraguatatuba por trazer um tema muito atual, que é a empatia.

Formigável conta sobre a improvável amizade de uma formiga operária e a galinha caipira. A narrativa leva ao tema do diálogo, que vem perdendo sua força transformadora no mundo atual. Diálogo significa se deslocar e enxergar o outro sob um ponto de vista diferente. O livro ensina como pode ser simples essa abertura para o outro - para diferença. A escuta e o olhar afetivo restaura o diálogo entre Dona Pena, a galinha e Formigável, a formiga.

“Optei por uma linguagem que captasse a simplicidade do abrir-se ao outro”, diz Janaína de Figueiredo. As ilustrações também costuram essa imagem singela do encontro entre a formiga e a galinha. Rafa Anton criou um jogo de perspectivas para dar movimento ao jogo da alteridade trazida pela palavra.

Assim como Janaina de Figueiredo, outros escritores e escritoras têm produzido na região do litoral norte. Segundo a escritora, “É uma produção de muita qualidade e que torna nossa região rica em arte literária”.

Leitura para crianças

A escritora ressalta que a leitura para crianças é uma ação fundamental que deve ser pauta tanto de políticas públicas como uma prática adotada pelas famílias. “Mas, por que ler para uma criança é tão importante? Muitas pesquisas vêm demonstrando que a leitura não apenas oferece repertório emocional e afetivo para as crianças, como igualmente a insere no sistema literário. Ou seja, as crianças e jovens incorporam os códigos da nossa língua”.

O hábito da leitura é uma prática cotidiana que deve ser incentivada pelos familiares e educadores. Janaina de Figueiredo chama atenção, “as crianças e jovens aprendem por modelos. Isso significa que a incorporação do hábito de leitura deve ser algo para toda família. Na escola, já ouvi muito educadores dizerem que os alunos e alunas não gostam de ler e, aos poucos, fui percebendo que esses mesmos educadores também não eram leitores. Se o adulto não lê, crianças e jovens, dificilmente, serão leitores”.

Mas, como escolher um bom livro?  A escritora nos dá algumas dicas: “1- Um bom livro para criança é aquele que mexe também com o adulto. Texto literário bom cria um impacto para todos; 2- Um bom livro não subestima o leitor, seja ele criança ou adulto, 3- Um bom livro não traz mensagens fechadas ou uma moral para a história. E, por fim, um bom livro é aquele que a imagem (ilustrações) e a palavra (o texto) nos mostram sempre coisas novas em cada leitura”.

Para saber mais sobre Literatura infantil, livro, educação todos estão convidados a assistir ao lançamento do livro Formigável nesta quinta-feira, às 19h30, na revista online ARTE DOS ENCONTROS, do Instituto Mpumalanga/Casa Brasileira. O programa será transmitido nos Facebook e Youtube do Instituto Mpulaganga.

www.youtube.com/institutompumalanga

www.facebook.com/institutompumalanga



Últimas Notícias