Beto Silva/PMSS

Defesa Civil de São Sebastião atende cerca de 120 ocorrências em setembro



Postado em: 07/10/2021


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), durante o mês de setembro, prestou assistência a 118 chamados com o objetivo de reduzir os riscos de desastres, atuando em ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação.

A atenção com exemplares arbóreos aumentou nesse período de chuvas e ventos: foram 15 atendimentos de árvores, entre áreas pública e particular, que obstruíram vias e/ou danificaram a rede elétrica ou a moradia; também foi realizada 69 vistorias em árvores que representavam risco de queda ou dano à residência.

A Defesa Civil foi acionada para averiguar edificações em que munícipes receavam ter risco de colapso parcial ou total; realizou, ainda, uma vistoria em talude de grande porte onde houve um pequeno deslizamento devido ao descarte incorreto de águas pluviais.

Uma operação de impacto no município foi a assistência prestada a um acidente sem vítimas que ocorreu, em 20 de setembro, na serra de Boiçucanga, que comprometeu o trânsito local. Um caminhão, que transportava diesel, tombou e parte do combustível acabou vazando em um curso d’água, localizado próximo ao acidente.

Para minimizar os danos ambientais, isolar a área devido ao risco de combustão e solucionar a situação o mais breve possível, a força de salvamento atuou em parceria com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o DER (Departamento de Estradas e Rodagens), a Estação de Bombeiros de São Sebastião, o Departamento Municipal de Tráfego (DETRAF) e a Policia Militar Rodoviária.

A Defesa Civil também realizou cinco atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, até a chegada do SAMU para continuidade dos socorros e transporte à unidade de saúde.

Outras ocorrências listadas em setembro:

- 1 solapamento de margem de rio por queda de bloco rochoso;

- 1 vistoria em curso d'água com erosão;

- 6 ocorrências com animais que pudessem colocar as pessoas em risco;

- 2 atendimentos de incêndio florestal próximos a residências, acionamento realizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar;

- 1 vistoria em postes de iluminação pública com deterioração;

- 1 vistoria em local com denúncia de cheiro de combustível oriundo de vazamento.

- 5 saídas de embarcação, em apoio a secretarias municipais em ações de transporte de agentes de saúde, manutenção pública e fiscalização em ilhas e arquipélagos pertencentes ao município.



Últimas Notícias