Em entrevista, secretário dos Transportes afirma que trecho Caraguá-São Sebastião da SP-55 será recuperado, mas não especifica prazo



Postado em: 07/10/2021


Em entrevista ao Jornal da Morada (Rádio Morada FM 95.5), na manhã desta quinta-feira (7/10) o secretário estadual dos Transportes, João Octaviano Machado Neto, falou sobre a retomada das obras do contorno e foi questionado sobre a situação da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55) no trecho entre São Sebastião e Caraguatatuba. Ele afirmou que serão feitas intervenções, mas não especificou o prazo. "Estamos fazendo um esforço grande para um plano de ação em curtíssimo prazo com vistas a temporada. O que atrapalhou um pouco o andamento é que havia conversa com o Governo Federal para entender qual era o projeto de duplicação da Rio-Santos. Vão fazer somente na divisa do Estado de São Paulo com Rio de Janeiro. Contávamos que houvesse um bom projeto. Isso não foi feito, então estamos fazendo um projeto para intervenção”.

Sobre uma possível obra de recuperação da SP-55 antes da temporada, o secretário disse na entrevista que pedirá celeridade ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER). “O DER está trabalhando nisso. Fui cobrado pelo vice-governador para um plano de ação de curtíssimo prazo neste trecho. Em breve teremos ações corretivas. Estive no local quando da visita do governador. De fato precisamos agilizar alguns procedimentos. Vou pedir celeridade ao DER para uma equipe fazer revisão no local".

O trecho entre o bairro Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, e o Indaiá, em Caraguatatuba, encontra-se totalmente deteriorado. A faixa da direita no sentido São Sebastião-Caraguá está intransitável devido aos buracos, desníveis e erosões. A situação vem sendo relatada nos últimos anos em reportagens do Radar Litoral.

Na entrevista, o secretário salientou que encontra-se em licitação a recuperação do trecho do km 110 ao 120. Este trecho abrange a chamada Serrinha da Enseada e praia das Cigarras. 

Contornos

Sobre a retomada da obra dos Contornos, que já havia sido oficializada no dia 21 de setembro em visita do governador João Dória a Caraguatatuba, João Octaviano reafirmou que o prazo para a conclusão é de 26 meses. “Conseguimos equacionar junto com a Concessionária Tamoios para retomar a obra junto com a obra da serra. Isso faz com que o canteiro de obras já esteja a todo vapor. A obra tem prazo de curtíssimo. Primeiro trimestre conclusão da duplicação da serra e primeiro trecho de conexão da serra com a SP-55, já com um dispositivo do contorno”, explicou. 

Em relação ao estado de conservação das estruturas - já que a obra ficou paralisada por três anos - o secretário enfatizou que tanto a concessionária quanto o Estado fizeram avaliações que comprovaram que podem ser integradas normalmente, não havendo comprometimento. 

Barreira no trecho de planalto

Quanto ao desvio de pista existente no trecho de planalto devido a uma queda de barreira, altura do município de Paraibuna, o secretário estadual dos Transportes disse que a situação será resolvida. "O desvio do km 53, em Paraibuna, na Tamoios, será revolvido agora. Estamos trabalhando nisso. Já foi discutido com a concessionária”.



Últimas Notícias