Profissionais de saúde recebem capacitação sobre Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em São Sebastião



Postado em: 04/10/2021


A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Diretoria de Atenção Básica e Administrativa da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizou treinamento sobre o funcionamento do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Costa Sul. Eles serão responsáveis por alimentar o sistema após a implantação. A capacitação aconteceu na sede do Instituto Verde Escola, na Barra do Sahy.

O PEC é um sistema de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) que fornece dados clínicos e administrativos sobre o fluxo de atendimento aos cidadãos. Será implantado em toda a rede de Atenção Básica à Saúde do município. A previsão é de que todas as 24 USFs do município estejam com o sistema implantado até dezembro.

O processo de implantação foi iniciado em setembro pela Unidade de Saúde da Família (USF) Canto do Mar. O local, escolhido para ser o piloto por conta das características físicas e outras facilidades, passou por treinamento ministrado pelo Governo do Estado. A metodologia está sendo replicada pela equipe treinada aos demais usuários do sistema.

A base de dados criada com o PEC tende a unificar, futuramente, todos os prontuários em nível nacional, fazendo com que o acesso às informações dos pacientes possa ser realizado em qualquer Unidade de Atenção Básica do país. A unificação acontecerá mediante adesão dos municípios ao sistema.

 



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