Radar Litoral

Em visita à região, Doria oficializa retomada do Contorno, mas esquece SP-55 que receberá alto fluxo de turistas na temporada



Postado em: 21/09/2021


O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve em Caraguatatuba na manhã desta terça-feira (21/9) para oficializar a retomada das obras do Contorno, que já tinha sido anunciada no fim de agosto. O prazo para conclusão é de 26 meses, ou seja, dois anos e dois meses. Enquanto isso, moradores e turistas continuarão usando como única via entre São Sebastião e Caraguatatuba a Rodovia Manoel Hypolito do Rego (SP-55), que se encontra em péssimo estado de conservação, conforme já mostrado em reportagens anteriores do Radar Litoral. Em nenhum momento, Dória comentou sobre possíveis intervenções na rodovia, mesmo quando questionado pela reportagem.

Na coletiva, o governador respondeu apenas quatro perguntas de jornalistas de rede de TV previamente agendados. Ao sair, questionado pela reportagem sobre a situação da SP-55, ele falou que o assunto era para ser tratado com o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. Em entrevista à Rádio Morada FM no dia 31 de agosto, o secretário informou que “haverá um esforço do DER para melhorar a conserva, fazer a parte do pavimento, para que tenhamos o menor impacto com a conexão da serra da Tamoios”. Nenbum prazo foi estipulado para tais intervenções. 

Os inúmeros buracos na SP-55 especialmente no trecho entre São Sebastião-Caraguatatuba têm sido alvo de queixas de usuários e também de políticos locais, entre eles, os prefeitos das cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. 

Solenidade

João Doria chegou de helicóptero a Caraguatatuba por volta das 10h15 e a solenidade começou pontualmente às 10h30. Ele falou sobre a importância da retomada. “É uma obra de engenharia de alta complexidade. Um dos trechos faz a ligação Caraguá-Ubatuba e o outro Caraguá-São Sebastião. Além do escoamento para o Porto de São Sebastião, vamos lembrar que o turismo é uma essência da economia desta região”.

A retomada das obras já havia sido anunciada pelo Governo do Estado em 27 de agosto, quando foi assinada com a  Concessionária Tamoios a incorporação dos Contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião. O entendimento permite a retomada de uma obra paralisada desde 2018, no final da gestão de Márcio França, e destrava investimentos de R$ 1,5 bilhão para gerar até 2 mil novos empregos diretos no Litoral Norte.

O pacote prevê 46 obras entre pontes e viadutos, além de seis conjuntos de túneis. A nova via terá 33,9 km de extensão com aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e aos polos de turismo do Litoral Norte. A assinatura ocorreu após a aprovação pelo Conselho Gestor de Concessões e PPPs, com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia, do Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, e representantes da concessionária Tamoios.

A cerimônia em Caraguá contou com a presença do prefeito da cidade, Aguilar Junior, acompanhado do vice-prefeito José Ernesto Ghedin, e do presidente da Câmara, Tato Aguilar; dos prefeitos Toninho Colucci (Ilhabela) e Flávia Pascoal, dos deputados federais Eduardo Cury e André do Prado; e do deputado estadual Milton Leite. O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, não esteve na solenidade. 



Últimas Notícias