André Santos/PMSS

São Sebastião conquista prêmio da CFO de melhor saúde bucal do país e ganha cadeira odontológica



Postado em: 13/09/2021


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), recebeu uma cadeira odontológica pela conquista do Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de Melhor Saúde Bucal do Brasil. A cadeira foi destinada após o município vencer, pela segunda vez consecutiva, o prêmio nacional, na categoria 50.001 a 100 mil habitantes.

O resultado foi definido no final de 2019, porém, devido à pandemia, não foi possível realizar a entrega oficial. O gabinete odontológico completo é composto por equipo, refletor, mocho odontológico (cadeira) e cuspideira. A cadeira de 2018 está na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a segunda foi instalada na Unidade de Saúde da Família (USF) Centro, na Vila Amélia.

Tais prêmios simbolizam o reconhecimento de São Sebastião ter se destacado em políticas públicas voltadas para os serviços de saúde bucal da população, de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros. A entrega contou com a presença do prefeito Felipe Augusto; vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira; presidente da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Carlos Craveiro; diretor de Saúde Bucal, Daniel De Capitani; coordenador de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), João Carlos Rocha Benedetti; e do membro da comissão de Legislação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Alexandre de Oliveira Rangel.

Felipe Augusto falou sobre a  conquista. “Esse reconhecimento, com o prêmio conquistado de forma consecutiva, é motivo de muito orgulho, representa o carinho, a atenção, o acolhimento, a excelência do atendimento de toda a equipe da Saúde à nossa população”.

O representante do CFO, Alexandre Rangel, parabenizou o município comentando que o prêmio é uma confirmação do esforço da cidade para atender a população com alta qualidade. Carlos Benedetti, coordenador da Fiscalização do CROSP, também destacou o trabalho: “É, sem dúvida, um reconhecimento, por isso parabenizo a equipe pelo excelente trabalho”.

Números da saúde bucal

- A rede de Saúde Bucal de São Sebastião realizou mais de 200 mil atendimentos desde o início de 2017, mais de 5 mil atendimentos odontológicos por mês.

- Foi ampliado de 18 para 24 o número de equipes de saúde e ofertado o atendimento odontológico na UPA, além da implementação da odontologia hospitalar.

- Desde o início de 2017 foram realizadas diversas capacitações internas e externas com incentivo do município.

- A rede de Saúde Bucal do município conta com: 44 cirurgiões dentistas, 34 auxiliares de saúde bucal e 03 protéticos que oferecem atendimento odontológico em 24 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) e nos 02 Centros de Especialidades Odontológicas;

- 04 unidades de urgência: Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro; 03 unidades no Canto do Mar, Morro do Abrigo e Boiçucanga;

- 03 equipes de prevenção, que fazem escovação e aplicação de flúor em escolas e centros comunitários.

-Há também serviço de odontologia hospitalar, nos leitos do hospital.



Últimas Notícias