Arquivo PMC

Secretaria de Educação de Caraguá amplia tempo de permanência dos alunos nas escolas municipais



Postado em: 09/09/2021


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, informa que a partir da próxima segunda-feira (13/9), as unidades escolares da rede municipal ampliarão o tempo de permanência dos alunos. Cada etapa de ensino terá seu horário de entrada e saída, conforme suas especificidades. As famílias já foram comunicadas e as unidades escolares podem ser procuradas em caso de dúvidas.

A ampliação ocorre embasada pelas decisões das autoridades de saúde e da vigilância sanitária que garantem a segurança da medida. “Estamos fazendo um trabalho gradual em relação à retomada das aulas, sempre acompanhando os relatórios que a Secretaria da Saúde tem feito, sempre pensando na segurança da comunidade escolar”, informou o Prefeito Aguilar Junior.

Desde o dia 16 de agosto, a capacidade de atendimento das escolas foi ampliada para 50%, respeitando o distanciamento de um metro entre um aluno e outro. As escolas devem garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção, como uso de máscaras, álcool gel e higienização dos ambientes.

A recomendação é para que as pessoas com qualquer sintoma de Covid-19 sigam os protocolos já definidos. Já os estudantes que compõem o grupo de risco seguem as orientações de permanecer em atendimento remoto. O retorno presencial ainda é facultativo, a critério dos pais ou responsáveis, desde que se comprometam com as resoluções das atividades de forma remota, enquanto durar o período de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, reafirmou a obrigatoriedade do cumprimento dos protocolos sanitários, bem como das regras de distanciamento. Ela falou também sobre a importância da ampliação para os alunos e para as famílias. “A ampliação do tempo de permanência dos alunos nas escolas permite que os educadores apurem ainda mais sobre as necessidades de aprendizado que surgiram durante a pandemia e possam intensificar a abordagem durante o período letivo. Para as famílias, sabemos que, majoritariamente, são as mães que se incumbem dos cuidados. A mudança também vai favorecer as mães que trabalham fora”, disse.

No dia 31 de agosto o Comitê de Retomada se reuniu na sede da Secretaria Municipal de Educação onde foram repassadas as atualizações normativas, os protocolos sanitários para a educação municipal, orientações gerais e específicas e apresentação da dinâmica de organização das aulas a partir desta ampliação.

Os critérios estabelecidos foram publicados no Edital 594 do Diário Oficial Eletrônico de 30 de julho de 2021, disponível no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/07/Edital_594.pdf



Últimas Notícias