Luís Gava/PMC

Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba alerta para golpe do SMS para clonagem de celular



Postado em: 20/07/2021


A Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba alerta para um golpe aplicado com o objetivo de clonar celulares. Criminosos estariam ligando para comerciantes, se passando por fiscais, e inventando que aquele comerciante estaria cometendo alguma irregularidade e precisaria ser fiscalizado.

Com isso, o golpista informa que vai mandar um SMS e que a pessoa deve acessar esse arquivo, digitando números no próprio SMS, para saber quais seriam as irregularidades. A orientação é para não digitar e não acessar nada no celular.

Uma das vítimas relata que recebeu ligação no telefone fixo, onde o criminoso informa que seria da Secretaria e recebia reclamações de que o estabelecimento estaria recebendo pessoas sem uso de máscara. O golpista ‘enrolou’ ao telefone, disse que não foi fiscalizar pessoalmente porque tinha muito serviço e que ia mandar um protocolo pelo SMS.

A vítima digitou os números solicitados e enviou por SMS. Sua irmã, que estava ao seu lado, já recebeu na mesma hora a mensagem do golpe e um cliente chegou a realizar uma transferência de mais de R$ 4 mil na conta que recebeu pelo número da vítima. O prejuízo já soma R$ 10 mil.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, alerta que essa não é a forma de trabalho das equipes. “Não enviamos ou fazemos nenhuma fiscalização por telefone. Nossos fiscais vão in loco e, se houver necessidade, fazem a autuação no local”.

Conforme Cardozo, a pasta tem recebido reclamações neste sentido e a orientação é que seja registrado boletim de ocorrência.

Dicas para evitar golpes

Não clique em links externos, nem faça download de arquivos anexos. Se chegar número de telefone, não ligue de volta. Procure o número oficial na internet, caso precise fazer contato.

Jamais digite qualquer número que receber, seja por SMS ou aplicativo (como WhatsApp).

Nunca informe sua senha, que é secreta e pessoal. Mensagens surpresas podem ser uma bomba. Não responda se não conhece. Se suspeita de golpe, bloqueie o número, sem responder.



Últimas Notícias