Corpo de Bombeiros

Bombeiros alertam para risco de queimadas; ocorrências de incêndios em vegetação crescem nesta época do ano



Postado em: 01/07/2021


Nesta sexta-feira, 2 de julho, comemora-se o “Dia do Bombeiro Brasileiro”, criado pelo decreto federal Nº 35.309, 2 de abril de 1954. Para marcar a data, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo iniciou uma campanha de prevenção de queimadas e incêndios florestais.

Segundo os bombeiros, os períodos de maior ocorrência de incêndio em vegetação em São Paulo ficam entre os meses de junho e outubro. Com o tempo mais seco, a umidade relativa do ar cai e as queimadas nas matas se tornam mais comuns. As queimadas, além de provocarem danos ambientais, também causam o agravamento de doenças respiratórias típicas desta época do ano.

Os fatores que mais contribuem para esse tipo de evento são as queimadas agrícolas, a soltura de balões no período de festas juninas, fogo em lixos e o fogo em vegetação à beira de rodovias. No Litoral Norte, o Corpo de Bombeiros está presente nas quatro cidades e tem no comando do 11° Grupamento de Bombeiros, o capitão Newton Krüger.

O que fazer diante de um foco de incêndio?

Caso o fogo na vegetação esteja próximo a sua residência, comunique seus vizinhos a acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193; retire crianças, idosos e deficientes e os encaminhe a um local seguro; não perca tempo recolhendo objetos pessoais; caso não seja possível sair do local, cubra a cabeça e o restante do corpo com roupas molhadas e procure respirar junto ao chão.

Evite incêndios em vegetação

Nunca jogue pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente nas rodovias, próximo as vegetações. A bituca, além de poluir, pode provocar grandes incêndios e consequentemente acidentes de trânsitos. Evite fazer fogueiras – as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área afastada e sem vegetação.

Crianças não devem brincar com fósforo e isqueiros. Não solte fogos de artifícios próximos a áreas florestais. Nunca queime seu lixo, qualquer descida pode ocasionar grandes incêndios. Tente reciclar. Se você vive em áreas rurais, mantenha seu terreno limpo, capine as cercas e divisas de sua propriedade se possível faça  aceiros. Previna que incêndios nas redondezas se alastrem para o seu terreno. Separe as plantações com barreiras (caminhos) para evitar a propagação de fogo, caso isso ocorra.

Crime ambiental

Provocar incêndios em florestas é crime ambiental, sujeito a multa e prisão. O uso indiscriminado das queimadas em áreas rurais, além de provocar o empobrecimento do solo, também pode ser considerado crime contra o Meio Ambiente.



Últimas Notícias