Divulgação/PMSS

Processo de castração e microchipagem de cães e gatos em São Sebastião começa nesta sexta



Postado em: 12/11/2015


O processo de castração e microchipagem de cães e gatos tem início nesta sexta-feira (13), em São Sebastião. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Saúde por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), começa pelo São Francisco e prossegue no sábado e domingo (14 e 15), na Topolândia, também na região central.

De acordo com a veterinária responsável, Wânia Araújo, o processo abrange tanto as fêmeas quanto os machos, adultos e filhotes. Ainda segundo informou, a iniciativa beneficiará, neste primeiro momento, apenas os animais que tiveram o cadastro confirmado por seus proprietários jutno ao órgão. Aqueles que não efetuaram o cadastramento para esta primeira ação serão atendidos futuramente em data ainda a ser definida.

Segundo informações do CCZ, dirigido por Givanildo Tavares, a castração e microchipagem ocorrerão ao mesmo tempo, sendo assim, os animais receberão alta logo após o processo cirúrgico. Vale ressaltar ser necessário jejum de oito a dez horas para cães e gatos adultos e de seis horas para os filhotes.

A veterinária esclareceu que o tempo de espera entre uma operação e outra pode durar aproximadamente uma hora. Isto porque, o proprietário ao chegar ao local de atendimento, receberá um formulário que deverá preencher e entregar ao funcionário antes do animal ser levado para a castração e microchipagem.  Constará do documento, entre outras coisas, a autorização do proprietário para o procedimento cirúrgico.

A ação acontecerá das 8h às 17h, tanto no CAE do São Francisco como no CRAS da Topolândia.



Últimas Notícias