Beto Silva/Colaboração

Prefeitura de Caraguá afirma que Unidade de Oncologia do HR deve ser inaugurada nesta semana; Secretaria Estadual de Saúde diz que "não há previsão"



Postado em: 11/05/2021


A Prefeitura de Caraguatatuba informou, na tarde de terça-feira (11/5), que a Unidade de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte deve ser entregue nesta semana. O Radar Litoral entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde para saber a data da entrega, contudo, a pasta informou que "não há previsão para a entrega da unidade".

A obra é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, após dezenas de ofícios e pedidos encaminhados pelo prefeito de Caraguatatuba. A reivindicação foi feita pelo prefeito Aguilar Junior desde o início da sua primeira gestão. “Entendemos ser de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para cidades distantes. É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirma o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, os pacientes que precisam fazer os exames de oncologia têm como referência o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. Um público menor de munícipes conseguem atendimento em cidades mais longes como, por exemplo, Barretos, que fica a 800km de distância de Caraguatatuba. Cerca de 70 pacientes da cidade são encaminhados para outros municípios do Vale do Paraíba e Estado de São Paulo, como Taubaté, Campinas, Guaratinguetá e a própria capital.

Apoio municipal

Enquanto aguarda a entrega da Unidade de Oncologia, a  Secretaria da Saúde de Caraguatatuba conta com um atendimento humanizado para pacientes oncológicos. A equipe do Setor de Oncologia visa priorizar o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de um momento de tamanha fragilidade física e emocional.

Por mês, são realizados cerca de 500 atendimentos na área da enfermagem, 250 atendimentos médicos e 200 pacientes recebem assistência social. A área da psicologia acolhe cerca de 20 pessoas e o número de atendidos pela fisioterapia ultrapassa os 40.

Para os pacientes que necessitam, além do atendimento humanizado, a prefeitura também oferece a suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar segurança alimentar e nutricional do paciente. Esse atendimento combate a desnutrição e insere na dieta aquilo que o paciente necessita.

O Setor de Oncologia é composto por uma equipe disciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que atendem o paciente na sua integralidade. A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a inauguração para saber como será o atendimento voltado ao município.



Últimas Notícias