PMSS

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente vistoriam ETE da Sabesp na Topolândia



Postado em: 30/04/2021


Dentro da série de visitas em acordo com as políticas ambientais do Programa Município Verde Azul, do qual o município de São Sebastião faz parte, a equipe técnica da Secretária Municipal do Meio Ambiente vistoriou nesta semana a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), localizada no bairro Topolândia. O grupo acompanhou a coleta de amostras de esgoto bruto e de efluentes sanitários que passam por tratamento.

O intuito foi verificar as amostras levadas à laboratório para realização das análises físico-químicas e microbiológicas, que indicam os padrões de qualidade da água. A partir desta logística são gerados relatórios que apontam a eficiência da estação de tratamento, análises técnicas para apresentação ao Programa Município VerdeAzul.

Acompanhados por técnicos da Sabesp participaram da visita, Raphael Moreira, chefe de divisão socioambiental, e João Paulo Bustamante, engenheiro ambiental e sanitarista. As visitas seguem os protocolos de segurança de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Programa Município VerdeAzul

 A Prefeitura de São Sebastião recebeu a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), em 2019. O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, ao estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável dos municípios do estado de São Paulo.

A participação da cidade no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O FECOP, criado pela Lei nº 11.160, de 18 de junho de 2002, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, destina-se a apoiar e incentivar a execução de projetos relacionados ao controle, à preservação e à melhoria das condições ambientais nos municípios paulistas.



Últimas Notícias