Divulgação/PMC

Caraguatatuba anuncia retorno das aulas presenciais para 10 de maio na rede municipal



Postado em: 28/04/2021


A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba anunciou o cronograma de retomada das aulas presenciais na rede municipal. Professores e demais profissionais retornam na próxima segunda-feira (3). O retorno dos alunos está previsto para dia 10 de maio, divididos em grupos, com revezamento semanal.

O comunicado foi feito pela secretária da pasta, Márcia Paiva, em reunião com diretores, supervisores e apoio pedagógico. A retomada das aulas presenciais seguirá todos os protocolos de biossegurança já deliberados pelas autoridades de saúde, governamentais e conselhos educacionais.

Ela explicou que desde a suspensão das aulas presenciais, com o decreto do estado de quarentena, o município trabalha no Plano de Retomada, realizando adequações e aprimoramentos conforme a evolução do Plano SP. No início desse ano letivo, com a manutenção das atividades remotas, diversas ações de planejamento e preparação foram executadas para viabilizar o retorno às atividades presenciais, com segurança e qualidade educacional.

Dentre as ações, destacou a capacitação das equipes gestoras pela Vigilância Sanitária do município, compreendendo o ciclo de medidas de biossegurança, desde a preparação da unidade escolar à recepção do aluno e sua permanência nas dependências da escola.

Pais e responsáveis foram entrevistados e receberam orientações sobre os protocolos de segurança sanitária e pedagógico.

A estrutura física das unidades foi preparada com a organização dos espaços coletivos, demarcações, ampliação da distância entre carteiras e assentos em refeitórios; Funcionários foram treinados sobre os protocolos para sanitização dos ambientes; Recursos foram destinados para aquisição de produtos e materiais de segurança sanitária; Horários de entrada e saída foram escalonados, para evitar aglomerações; O tempo de permanência na escola foi reduzido; Medidas de segurança pessoal serão exigidas, como a obrigatoriedade do uso de EPIs, entre outras.

A Secretaria Municipal de Educação também elaborou um Plano de Monitoramento e Contingência da COVID-19 nas unidades escolares. Através de uma plataforma digital será possível acompanhar, em tempo real, o surgimento de possíveis casos, com o acionamento de uma equipe de retaguarda composta por profissionais da Saúde, Vigilância Sanitária. O objetivo é garantir a biossegurança, coletando quaisquer evidências de risco nas unidades, saná-los rapidamente caso existam, contingenciando a propagação do vírus e garantindo ambientes saudáveis ao público escolar.



Últimas Notícias