André Santos/PMSS

Idosos de 64 anos recebem nesta semana a primeira dose da vacina contra Covid-19



Postado em: 26/04/2021


Idosos de 64 anos recebem nesta semana a primeira dose da vacina contra Covid-19. Em São Sebastião, a vacinação para esta faixa etária será realizada nesta terça-feira (27/4).

As pessoas com essa idade devem comparecer em uma das seguintes unidades de saúde, a partir das 8h30, conforme seu local de residência: Canto do Mar a Cigarras: UBS Enseada, Rua Maximiliano Santos, nº 38, Enseada; Morro do Abrigo a Varadouro: Quadra da Vila Amélia, Rua Jaime Scarameli, nº 87; e de Barequeçaba a Boraceia: unidades de saúde do seu bairro.

Para receber a primeira dose da vacina, é preciso apresentar CPF, comprovante de endereço e um documento com foto. Essa parte da campanha irá até 11h ou até o término das doses. Em São Sebastião, nesta segunda-feira foram vacinados idosos de 65 anos.

Embora não seja um limitante, solicita-se que seja feito o cadastro no Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado de São Paulo, para agilizar o registro nos órgãos públicos de saúde. Recomenda-se que a pessoa respeite os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool 70% e distanciamento social.

Caraguatatuba

O município de Caraguatatuba começou a vacinação para a faixa 64+ nesta segunda-feira (26/4). Os interessados em receber a vacina contra a doença devem estar devidamente cadastrados no ‘Vacina Caraguá’, do aplicativo ‘156 Caraguatatuba’.

Conforme informou a prefeitura, é através dele que a pessoa será agendada. Ela receberá uma notificação com hora, data e local que deverá comparecer para a vacinação.

Segundo um levantamento feito pela Central ‘156’, o ‘Vacina Caraguá’ já possibilitou a imunização de mais de 400 idosos. Ainda de acordo o levantamento, cerca de 600 idosos foram agendados para serem vacinados nesta segunda-feira (26).

No geral, o ‘Vacina Caraguá’ já contabilizou 11.806 cadastros. Desses, 6.837 são idosos com mais de 60 anos.

O cadastro é feito de maneira simples e rápida, podendo ser realizado por qualquer pessoa, independentemente da idade. É preciso seguir todas as orientações, que estão dentro do aplicativo da Central ‘156’.

A Central ‘156’ disponibilizou uma equipe para dar suporte aos que ainda têm dúvidas quanto ao aplicativo. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) conta com uma pessoa especializada para atender o cidadão. Caso ele não queira ir até à unidade poderá entrar em contato com a Central pelo telefone ‘156’ e esclarecer suas dúvidas.

O aplicativo da Central ‘156’ está disponível para smartphones – Android e IOS – e pode ser baixado diretamente pelas lojas de aplicativo. Hoje, segundo a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba já imunizou 24.374 pessoas contra a Covid-19. Desse total, 15.126 correspondem à primeira dose e 9.248 à segunda.

Ubatuba

Em Ubatuba, na semana passada, a Secretaria de Saúde começou a vacinação contra a Covid-19 de idosos entre 65 e 66 anos. De acordo com a prefeitura, a rotina foi modificada e, agora, as equipes de Estratégia de Saúde da Família entram em contato com cada paciente para agendar a melhor data e horário para a imunização, que pode ser feita em domicílio ou na unidade. Antes era apenas em domicílio.

A mudança foi decidida pela Secretaria de Saúde após reunião realizada com enfermeiros dos postos, que relataram dificuldades na localização dos pacientes em seus domicílios, acarretando em atrasos na imunização. A medida também evita filas e aglomerações nas unidades.

 



Últimas Notícias