Abertura de Exposição de Presépios reúne autoridades políticas, militares e religiosas em São Sebastião



Postado em: 09/11/2015


Autoridades políticas, militares e religiosas marcaram presença na 1ª Exposição Franciscana de Presépio, no Convento Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco, na região central de São Sebastião, na manhã deste sábado (7).

De acordo com a organização, o objetivo da exposição é servir de instrumento de transmissão cultural erudita e popular, bem como  promover o respeito às diferentes manifestações culturais, difundir e preservar a diversidade cultural e oferecer alternativa a quem deseja meditar e contemplar o mistério da encarnação de Jesus a partir da criação e da arte.

Representando o prefeito Ernane Primazzi, o secretário de Governo, e Esportes, Fábio Lopez, acompanhou a solenidade ao lado do secretário adjunto de Esportes, João Amorim, da responsável pela Pasta de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, junto com a secretária de Educação, Ângela Couto e do responsável pelaSecretaria das Administrações Regionais, Sérgio Félix. O capitão de corveta Marcos Antonio Galdino de Souza também esteve presente ao evento representando a Marinha do Brasil, além de dom José Carlos Chacorowski, da Diocese de Caraguatatuba.

A abertura contou, ainda, com apresentação do Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro.

"É algo que engrandece a história local, além de ser uma bela exposição", considerou o secretário de Governo e Esportes, Fábio Lopez. Ele  destacou que a mostra tem o mérito ainda por envolver a participação de diversas pessoas, como frades, empresas, voluntários e a própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

"Costumo dizer que juntos somos mais fortes. Essa exposição é prova disso, envolve a sociedade civil, poder público, iniciativa privada e a igreja. Que continuemos assim, trabalhando juntos", afirmou Lopez.

Dom José Carlos sugeriu aos visitantes a percepção nos detalhes das obras, algo que considera presente e rico na cultura católica, feita em parte por imagens. "Que possamos reparar nas imagens, ou seja, nos símbolos, e,  por meio delas, possamos perceber a realidade do amor misericordioso do Pai", atentou o bispo. 
Coleção  

Aproximadamente 15, dos 31 presépios expostos, pertencem à Coleção de Presépios Franciscanos, sendo peças provenientes de várias regiões do Brasil e também de outros países, cada uma delas feitas de materiais e técnicas diversas. Dezesseis países, entre eles Alemanha, Itália, China, Japão, Angola, Peru e Brasil, terão suas peças expostas no evento.

A mostra é uma realização do Departamento dos Bens Culturais e pelo Convento Nossa Senhora do Amparo – Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Diocese de Caraguatatuba e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.

Serviço: A exposição pode ser prestigiada diariamente das 9h às 18h, com exceção dos dias 24 e 25 de dezembro, quando o convento permanecerá fechado por conta das festividades de Natal.

 



Últimas Notícias