Servidores da Educação de São Sebastião entram em Estado de Greve pelo não retorno às aulas presenciais



Postado em: 07/08/2020


Em luta pelos direitos, os trabalhadores da Educação da Prefeitura de São Sebastião declararam Estado de Greve frente à iminência do retorno às aulas presenciais em meio a pandemia do novo Coronavírus. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Servidores (Sindserv), realizada na última quarta-feira (5), de forma virtual, com o objetivo de garantir a preservação da saúde e da vida dos profissionais e da comunidade em geral, em decorrência da disseminação da doença.

Além do Estado de Greve, notificado à prefeitura pelo Ofício Sindserv 89/20, os servidores da Educação junto ao Sindicato irão realizar dois atos públicos. O primeiro será uma carreata “Aulas presenciais sem vacina é chacina”, no dia 11 de agosto (terça-feira), com encontro inicial às 9h30, na Rua da Praia, no Centro, e em seguida terá uma parada na Seduc, onde cada trabalhador irá expor um cartaz, de forma a garantir o distanciamento social.

O segundo ato público será em Boiçucanga, no dia 18, com início às 16h30 na Praça Elpidio Romão Teixeira, próximo a Escola Walkir Vergani, com cada trabalhador expondo um cartaz e garantindo o distanciamento social e, em seguida, carreata “Aulas presenciais sem vacina é chacina” pela Costa Sul.

De acordo com o Sindserv, também será feito um abaixo-assinado virtual pelo não retorno presencial das aulas, que será encaminhado à Prefeitura, à Secretaria de Educação e à Diretoria de Ensino.

O Departamento Jurídico do Sindserv também está tomando todas as medidas legais cabíveis para acionar os órgãos competentes em prol do não retorno às aulas presenciais enquanto perdurar a pandemia.

A diretoria do Sindserv ressalta que ao ver os dados do novo Coronavírus no Brasil é absurdo pensar na volta às aulas, pois a pandemia segue sem políticas públicas efetivas para conter a disseminação. “Iremos somar todos nossos esforços para evitar o contágio da comunidade escolar e suas famílias. É um risco imensurável para toda a população. Sem contar que a maioria das escolas não tem estrutura física, materiais, equipamentos e quantidade de profissionais necessários para garantir a segurança de todos em qualquer tipo de retomada”, afirma a presidente do Sindserv, Cristiane Leonello.

Ainda segundo o Sindicato, os servidores irão se reunir em nova assembleia, no dia 20 de agosto, para organização dos trabalhadores e próximas ações.

Sobre o Estado de Greve

O Estado de Greve é a posição aprovada pelos trabalhadores para alertar os governantes que a qualquer momento poderá ser deflagrada uma greve pela garantia de direitos. A greve é um dispositivo democrático garantido pelo artigo 9º da Constituição Federal Brasileira de 1988 que assegura o “direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.



Últimas Notícias