Arnaldo Klajn/PMSS

Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda em São Sebastião



Postado em: 17/10/2015


Começa nesta segunda-feira (19),  a Campanha de Vacinação Antirrábica em São Sebastião.  Cerca de 12 mil animais, entre cães e gatos, deverão ser imunizados pela equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) até 10 de novembro.

 Serão disponibilizados 60 postos que atenderão todos os bairros, sendo 28 entre Costa Norte e região central, e 32 na Costa Sul. Haverá, ainda, atendimento de casa em casa como em Calhetas, Pitangueiras e ainda na Estrada da Limeira.

De acordo com a veterinária e chefe da divisão do CCZ, da Secretaria de Saúde, Wânia de Araújo Moreira, é muito importante que as pessoas levem seus animais para vacinar. Ela estima imunizar cães e gatos com mais de três meses de idade. Fêmeas que estejam prenhas também podem ser vacinadas. O atendimento é gratuito.

O Canto do Mar e Enseada contarão com três postos cada; Jaraguá e Cigarras, dois; São Francisco, três; Morro do Abrigo, dois;  Portal do Olaria e Arrastão, um em cada; Pontal da Cruz, dois; Porto Grande, Praia Deserta, Vila Amélia, Centro, Olaria, Topolândia e Itatinga, um cada;  Varadouro, dois.  Na Estrada da Limeira o atendimento será de casa em casa.

Na Costa Sul haverá 32 postos. Boracéia contará com três postos, Barra do Una e Abras do Uma, dois em cada. Os locais com maior número de postos, com quatro em cada bairro, são Juquehy, Cambury e Boiçucanga. Depois vem Mareias com três  pontos de imunização, Vila Sahy com dois e Juréia, Sítio Velho, Paúba, Santiago, Toque-toque Pequeno e Toque-toque Grande com um posto em cada local.

Já, em Calhetas e Pitangueiras, a equipe do CCZ percorrerá casa a casa imunizando os animais e, em Barequeçaca e Guaecá, também haverá um posto em cada local no último dia de vacinação.

Raiva

Causada pelo vírus Rhabdovirus, a raiva é uma doença letal que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado, sendo transmitida ao homem pela mordida, arranhadura ou até mesmo lambida, permitindo o contato com a saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas).

A equipe do CCZ alerta que o cão que atacar uma pessoa deve ser observado por dez dias, para que sejam procurados sintomas da doença. Para mais informações, o Centro atende na avenida Dario Leite Carrijo, 2.598, no Jaraguá, na Costa Norte, e pelo telefone (12) 3861-2555.

Serviço:  Campanha de Vacinação Antirrábica acontecerá de 19 de outubro a 10 de novembro. Os locais, dias e horários podem ser conferidos no site oficial da prefeitura www.saosebastiao.sp.gov.br

 



Últimas Notícias