Evaldo Pereira/Colaboração

Golfinho é encontrado morto na Baía do Araçá em São Sebastião



Postado em: 14/10/2015


Um golfinho de cerca de dois metros de comprimento foi encontrado morto na Baía do Araçá, região central de São Sebastião, na manhã desta terça-feira (13). A ocorrência foi atendida por uma equipe do Instituto Argonauta, de Ubatuba.

De acordo com o direto do Instituto, Hugo Gallo, disse que não era possível determinar a causa da morte do golfinho, que estava em estado de decomposição. “Mas a maior parte das mortes ocorre devido ao fato de o animal ficar enroscado em redes de pesca”.

Como não havia condições de transportá-lo para o Instituto e fazer a necropsia, optou-se por enterrá-lo nas proximidades de onde foi encontrado.

O pescador Evaldo Pereira, que entrou em contato com diversas autoridades ambientais para informar a morte do animal, disse que, neste final de semana prolongado, havia vários cardumes de golfinhos no Canal de São Sebastião. “É comum vermos lanchas acompanhando estes cardumes em alta velocidade para tirar fotografias, com risco para os animais e também de acidentes”.

Para Evaldo, a morte pode estar relacionada a esta situação, pois teria constatado um afundamento no dorso e o bico quebrado. O diretor do Argonauta afirmou que em situações chamadas de “abalroamento”, os animais costumam sofrer cortes profundos, que não é o caso.

Tartarugas

Entre os dias 11 e 12 de outubro, duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas em praias da região central de São Sebastião. Os animais foram localizados por populares nas praias do Portal da Olaria e Deserta.



Últimas Notícias