PMSS

Em meio à pandemia do coronavírus, Litoral Norte passa de mil casos de dengue no ano



Postado em: 15/05/2020


Em meio à pandemia do coronavírus, morador da região deve manter a atenção à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegipty. O Litoral Norte acaba de passar a marca dos mil casos confirmados de dengue em 2020. São 1.029 confirmações até o momento nas quatro cidades.

Caraguatatuba tem o maior número de casos de Dengue, com 586 no total, sendo 1.730 registros já descartados. Já em Ilhabela são 194 confirmados, de 1.041 notificações. O arquipélago registrou um óbito por dengue este ano.   

Em São Sebastião, a Secretaria de Saúde tem 1.027 notificações e 143 confirmados, além de um óbito. Na cidade de Ubatuba são 106 confirmados e 391 aguardando resultados de exames. Ao todo, 496 casos  já descartados em Ubatuba.

As cidades do Litoral Norte mantêm equipes nas ruas para combater criadouros do mosquito, mas cada morador pode e deve fazer sua parte. Assim que uma pessoa é diagnosticada positivamente, ela passa a ser acompanhada pela equipe de vigilância epidemiológica municipal, que comunica a equipe de endemias sobre o caso.

A partir daí é traçado um plano que visa combater a proliferação do mosquito. A primeira ação é fazer o controle por meio dos agentes de endemia, que visitam as casas próximas à da pessoa contaminada. Essa é a ação mais eficaz contra a dengue, pois localiza e extermina criadouros e larvas do mosquito, evitando que ele se multiplique.

Na cidade de São Sebastião é realizada a nebulização costal, em que os agentes pulverizam as ruas e domicílios da área detectada. Para reforçar o bloqueio da transmissão é feito também a nebulização veicular (popularmente conhecido como “fumacê”) nas ruas para combater o mosquito.

As Prefeituras enfatizam que a participação dos moradores é essencial, pois a maioria dos criadouros está nos quintais das residências.

 



Últimas Notícias