Rosângela Falato/PMSS

Celebração a São Francisco de Assis reúne cerca de 200 pessoas em São Sebastião



Postado em: 05/10/2015


Mais de oito séculos se passaram desde a morte, em 3 de outubro de 1226, do frade italiano São Francisco de Assis, canonizado pela Igreja Católica em 1228, mas sua mensagem continua atual. Mundialmente conhecido como patrono dos animais e do meio ambiente, os últimos dias de Francisco de Assis foram encenados por cerca de 50 jovens da comunidade do bairro São Francisco na noite de sábado (3), na capela do Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo, em São Sebastião.

A apresentação, que reuniu cerca de 200 pessoas, fez parte da programação em homenagem a São Francisco de Assis, fundador da ordem medicante dos Frades Menores, mais conhecido como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo na sua época.

As celebrações organizadas pelo Convento Nossa Senhora do Amparo começaram sábado, com missa às 17h, na Capela Santa Cruz, no Pontal da Cruz, com a presença de mais de 150 pessoas, conduzida pelo frei Paulo Roberto Santos Santana. Na sequência, a Caminhada da Paz acabou substituída por carreata, em função do tempo, que seguiu até o convento  acompanhada por viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) e equipe da Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria de Segurança Urbana (Segur).

No convento, jovens vestidos de anjos e moradores aguardavam a chegada de frei Paulo para o início da encenação do trânsito de São Francisco que reuniu cerca de 50 jovens do bairro, além do apoio da comunidade. A encenação foi um dos pontos altos dos eventos encerrados domingo (4), com a Benção da Criação (dos animais) e, à noite, com a missa solene de São Francisco de Assis.

Paredes humanas

Ordenado em julho deste ano, frei Sérgio Silas Damasceno foi o responsável por atrair os jovens à igreja e investir no trabalho da encenação do Trânsito de São Francisco de Assis. "Eles assumiram a abraçaram a ideia e pudemos vivenciar, de forma simples, esse momento final da vida de São Francisco de Assis que é importante para a ordem franciscana", disse Damasceno.

Foram dois meses de trabalho com os jovens, com ensaios duas vezes por semana, para passar a mensagem de um texto adaptado por frei Silas voltado à realidade do Brasil e do mundo. Com muita música e dinâmica com atuação dos personagens por toda a capela, a encenação envolveu a todos. "Francisco foi um homem universal e sua mensagem é de paz e pela reconstrução do coração humano. Temos uma sociedade impregnada de coisas ruins, desigualdades, exclusão, violência. Francisco traz de volta a dignidade do ser humano e ensina que precisamos ter coragem de reconstruir em nossos corações a fraternidade universal", afirmou.

O frei Paulo Roberto Santos Santana ficou surpreso com a participação da população. "Eu nem sabia que tínhamos tantos talentos na comunidade", disse, ressaltando a importância do trabalho e do envolvimento com as famílias e moradores durante todos os preparativos e nos dois dias de celebrações. "Existe um trabalho coletivo e fraterno e esse convento precisava levantar as paredes humanas. Estamos reconstruindo a igreja e mostrando que podemos fazer algo quando há espírito comunitário e comunhão fraterna", frisou.

Para a participante Cilene Cristina, a encenação uniu o grupo e a comunidade, trouxe a família do jovem para a igreja e foi maravilhoso esse momento.



Últimas Notícias