Divulgação/Sabesp

Sabesp desmobiliza torre de carga da Praia do Deodato, em São Sebastião



Postado em: 23/12/2019


A Sabesp atendeu a uma antiga reivindicação São Sebastião e retirou a torre de carga da Praia do Deodato, em São Sebastião.

A unidade estava em operação até o momento de sua desmobilização e tinha como função equilibrar a quantidade de efluente tratado lançado no mar via emissário submarino. A tendência é de que a força das marés muitas vezes tente devolver esse efluente para a torre, assim a função da torre era controlar a quantidade de lançamento.

A operação foi executada pela equipe de operação da Sabesp no Litoral Norte com apoio de equipes civil e mecânica da região metropolitana e ocorreu curto período de tempo.

Conforme explica o gerente do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional da empresa no Litoral Norte, engenheiro César Roberto Gomes, além de atender à reivindicação da comunidade e da Prefeitura de São Sebastião, a torre foi retirada por não ter mais utilidade.

Antes a Estação de Pré-Condicionamento Itatinga fazia o tratamento do efluente que era lançado ao mar passando pela torre de carga. Agora, com a transformação da EPC na ETE Araçá, o efluente tratado segue diretamente para o emissário independentemente da influência das marés.

"Era um desejo da população e do município, e sendo assim era também um compromisso da Sabesp pois a torre era vulnerável a extravasamentos dependendo das correntes marítimas. Assim solucionamos definitivamente a questão atendendo aos anseios de toda a comunidade", ressaltou Gomes.

O superintendente da Companhia na região, Rui César Rodrigues Bueno também, falou sobre a força tarefa realizada inclusive com funcionários da Sabesp que atuam na região metropolitana. "Foram dias de muito trabalho e dedicação, onde o cumprimento do objetivo só foi possível em virtude da elevada especialização técnica das equipes envolvidas. Não é de hoje que conhecemos a história e tradição de competência da equipe Guarapiranga e agora tivemos a oportunidade de trabalhar lado a lado para atender aos anseios do município e da comunidade sebastianense", finalizou.

 



Últimas Notícias