Luiz Gava/PMC

4ª Semana de Valorização ao Idoso começa nesta quinta em Caraguá



Postado em: 30/09/2015


A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1991, o 1º de outubro como o "Dia Internacional do Idoso". O objetivo da proposta é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Em Caraguá, a Semana de Valorização ao Idoso já integra o calendário do município há quatro anos.

A abertura oficial da quarta edição do evento será nesta quinta (01), a partir das 18h, no Teatro Mario Covas, no Indaiá. O Grupo de Dança Fênix, composto por idosos do município, fará a apresentação da coreografia "Pierrô, Colombina e Arlequim". Em seguida, haverá o espetáculo teatral com os atores Umberto Magnani e Ana Rosa, "Elza e Fred – o amor não tem idade".

A peça traz a história de Elza, uma senhora alegre, positiva e que sabe da proximidade da morte. Mas, não se deixa abater. E Alfredo, o Fred, um senhor, viúvo, ranzinza, que tem saúde, mas perdeu o interesse pela vida. A renovação de Fred vem com Elza, que lhe traz magia e loucuras no dia a dia.

"O amor e a sexualidade, na Terceira Idade, ainda são tabus. A peça traz justamente momentos de reflexão sobre estes temas. Amar é ir ao encontro de alguém e permitir a vinda do outro, ao seu encontro. Isso é perfeitamente possível em qualquer idade", disse a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba.

Na sexta, o ponto alto será a exaltação da autoestima. Oito homens e 36 mulheres disputam o título de Miss e Mister Melhor Idade Caraguatatuba 2015.

Empresas apoiadoras do evento oferecerão gratuitamente os serviços de cabelo e maquiagem e os trajes usados pelos homens e mulheres. Os participantes terão que se preocupar somente com o desfile, onde serão analisadas postura, elegância e simpatia.

Em seguida, o público assistirá ao show do Trio Los Angeles, com o cantor Márcio Mendes, que cantará os principais sucessos da banda, nos anos 80.

No sábado (03), idosos, familiares e profissionais, que estão à frente das políticas públicas deste segmento, assistem à palestra "Envelhecimento Ativo e Longevidade" com Ina Voelker, gerontóloga e coordenadora de Projetos do Centro Internacional de Longevidade do Brasil (RJ). O bate papo começa às 9h, no Auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Em seguida, o público confere o musical "Uma Noite no Cabaré", com o grupo Coral Água Viva.

A manhã de domingo (4), começa com dança sênior, dança circular, jogos de mesa e vôlei, no Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, no bairro Cidade Jardim. As atividades serão encerradas com um almoço de confraternização no local. O convite custa R$15,00 e os interessados podem adquirir antecipadamente na Sepedi.

"Com este evento, mais uma vez, Caraguá ressalta seu compromisso com as políticas públicas voltadas para esses munícipes. Valorizamos o papel social do idoso, suas experiências, vivências e contribuição para o crescimento de qualquer cidade. Nossas ações são para transformar o município em uma 'Cidade Amiga do Idoso'", afirmou Ivy.

A 4ª Semana de Valorização ao Idoso é promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. 

Programação

Quinta (1)

18h – Abertura Oficial – Teatro Mario Covas – Entrada Franca

Apresentação do Grupo de Dança Fênix – "Pierrô, Colombina e Arlequim"

Espetáculo teatral "Elza e Fred – O amor não tem idade", com os atores Umberto Magnani e Ana Rosa

Sexta (2)

18h – Concurso Miss e Mister Melhor Idade – Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar – Alameda dos Ciprestres, 145, Cidade Jardim

Show Trio Los Angeles

Sábado (3)

9h – Palestra "Envelhecimento Ativo e Longevidade" com Ina Voelker, gerontóloga e coordenadora de Projetos do Centro Internacional de Longevidade do Brasil (RJ) – Auditório da Fundacc – Rua Santa Cruz 396, Centro

Espetáculo Musical "Uma Noite no Cabaré", com o grupo Coral Água Viva

Domingo (4)

9h – Manhã de Recreação, Esportes e Lazer (Dança Sênior, Dança Circular, Jogos de Mesa, Vôlei) - Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar – Alameda dos Ciprestres, 145, Cidade Jardim

Almoço de Confraternização



Últimas Notícias