Alunos do ensino infantil concluem projeto “O aprender soa como música” com gravação de CD



Postado em: 01/12/2013


São Sebastião-01/12/2013 - Um grupo de alunos da EMEI Mundo Encantado participou nesta sexta-feira, 29, da finalização do projeto “O aprender soa como música”, e gravou um CD com 35 faixas de diversas canções, que foram desenvolvidas em sala de aula durante o ano letivo.

O projeto é realizado pela professora Glaucia Souto, que para a gravação das músicas ainda promoveu um intercâmbio entre os alunos de São Sebastião e Caraguatatuba. É que ela desenvolve a mesma proposta com estudantes da EMEF Masako Sone, no município vizinho e resolveu juntar as duas turmas para eternizar as composições.

Ela conta que para desenvolver esse trabalho com as crianças, que têm idades entre cinco e seis anos, recebe o apoio das diretoras Maria Aparecida do Carmo Sampaio, de São Sebastião e Vanessa Cardoso Sales, de Caraguatatuba.

“Utilizo a música como ferramenta de trabalho desde 98 e os resultados são sempre positivos. Os alunos ficam motivados, não faltam às aulas e levam isso consigo. Há anos que gravamos eles no encerramento do projeto, que é uma forma de registrar tudo o que eles aprenderam e desenvolveram no ano letivo”, explicou.

Durante o intercâmbio as crianças cantaram, aplaudiram e até tocaram instrumentos de percussão. A professora, que também toca vários instrumentos e os utiliza em sala de aula, fez os arranjos no violão de todas as canções que foram gravadas com o apoio do NJ Estúdio.

 Segundo a professora, a música auxilia em todo o processo de aprendizagem e faz com que a criança saia com uma bagagem. As aulas se tornam mais atrativas e ela busca incluir itens do cotidiano no ensino musical. Ao desenvolver uma letra, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de ter contato com a escrita e dar início ao processo de alfabetização.

As aulas musicais contribuem para tranquilizar e despertar ainda mais o interesse desses alunos. Além de conhecerem letras tradicionais, eles participam do processo de criação de novas canções e conhecem as diferenças sonoras do teclado, clarinete e guitarra. Ainda aprendem a tocar pandeiro e xequebum.

Ao todo, 57 crianças participaram do “O aprender soa como música” em 2013, incluindo portadores de necessidades especiais que encontraram no projeto oportunidades de socialização e inclusão.

Esse trabalho já rendeu prêmios de destaque à educadora, que pretende leva-lo adiante. “É muito prazeroso trabalhar com a música em sala de aula, pois nada mais é do que uma maneira lúdica de ensinar”, completou.

Fotos:Divulgação/PMSS



Últimas Notícias