Halsey Madeira/PMSS

Prefeitura de São Sebastião entrega certificados a empresas parceiras do Programa Jovem Aprendiz



Postado em: 00/00/0000


A Prefeitura de São Sebastião realizou cerimônia para entrega do selo de parceria às empresas participantes do Programa Guarda Mirim Jovem Aprendiz, no fim da tarde de quarta-feira (16). O programa possibilita convênio entre empresas e a Administração Municipal, por meio da Segur (Secretaria de Segurança), para absorção da mão de obra jovem aprendiz, sem ônus para o empresariado.

Cartórios, consultórios, farmácias, transportadoras, mercados, padarias e outras empresas de diversos segmentos já aderiram ao Programa. Participaram da cerimônia o prefeito sebastianense Ernane Primazzi, o secretário de Segurança, Marco Jorge, a comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) Mirim, Viviane de Paiva, e representando a Acess (Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião), Marcelo dos Reis Negrão.

"Não se trata de status. O selo é um certificado para a população reconhecer as empresas preocupadas com o jovem local. Nos últimos 12 meses, o número de parceiros aumentou. Isso faz parte da responsabilidade social de cada empresa", comentou o prefeito Ernane.

O responsável pela Secretaria de Segurança garante que ao contratar um guarda civil mirim, o empresário agrega ao seu empreendimento alguém com formação. "São grandes empresários da cidade que encontram na visão do administrador da cidade, o prefeito Ernane, sabedoria para alcançar o jovem e inseri-los no mercado de trabalho", comentou o secretário Marco Jorge.

"São 10 meses transmitindo conceitos de respeito, disciplina, cidadania", relatou a comandante GCM Mirim. De acordo com a comandante, o Programa contabiliza a contratação de 95% dos adolescentes de 14 a 18 anos formados.

Para o empresário e representante da Acess, Marcelo dos Reis, a aproximação entre a Prefeitura e o empresário local asseguram novas possibilidades aos jovens e a garantia do primeiro emprego. "A cidade onde o comércio é o primeiro emprego, é com o Poder Público e com a iniciativa privada que se pode transformar vidas", considerou Reis.

O evento mostra aos agentes públicos e empresariado local, que o Jovem Aprendiz, implantado há dois anos, se torna relevante para o fomento do primeiro emprego à guarda mirins formados, ao mesmo tempo que permite às empresas estabelecerem a cota de contratações segundo a legislação, sem custos adicionais. Por meio do Programa Guarda Mirim Jovem Aprendiz, as empresas encontraram um facilitador na prestação com a lei, pois permite-se cumprir a cota estabelecida para novas contratações, que nos últimos meses passa por fiscalização constante do Ministério do Trabalho e Emprego na região. 
A entrega do selo de parceria às empresas participantes do Programa Guarda Mirim Jovem Aprendiz foi realizada no Observatório Ambiental, no Complexo Turístico da Rua da Praia. 
Confira as empresas parceiras do Programa Jovem Aprendiz: 
Cartório de Maresias; 
Cartório da Região Central; 
Consultório Odontológico da Dra. Monique Elaine Santos; 
Empresa Ecobus;
Farma Conde;
Ideal Terraplanagem;
Supermercado Dia;
Supermercado Semar;
Supermercado Shibata;
Padaria Elite;
S.O.S Farma;
Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião.



Últimas Notícias