Fotos: Renato Krunfli/Arquivo Pessoal

Morador de São Sebastião conta momentos de medo que passou com o terremoto no Chile



Postado em: 00/00/0000


O empresário de São Sebastião Renato Krunfli, proprietário do Restaurante Barracuda, em Toque Toque Pequeno, na Costa Sul, passou momentos de medo e tensão ao sentir os efeitos do terremoto de 8,3 graus de magnitude que ocorreu na noite de quarta-feira (18), no Chile.

Ele está na Estação de Esqui Valle Nevado, na Cordilheira dos Andes. Ao começarem os tremores, ele estava no quarto do hotel. “A primeira sensação foi de estar passando mal. Achei que ia desmaiar, mas depois você percebe que tudo esta se movendo mesmo, o chão, as paredes, o teto e portas de armários”, afirmou ao RADAR LITORAL.

Renato disse que o tremor durou cerca de um minuto e a primeira reação de todas as pessoas foi a de sair correndo dos quartos e descer pela escada de emergência. “E neste momento, víamos rebocos de parede no chão, realmente assustador”.

Ele explicou que, ao sair do hotel, já havia um grupo para dar instruções sobre os procedimentos a serem adotados. “Muitas pessoas saíram com pouca roupa e a temperatura era de 5ºC negativos, com uma altitude de mais de 3.200 metros. Mas as equipes do hotel distribuíram cobertores”.

O empresário de São Sebastião afirmou que houve uma réplica por volta da 1 hora da madrugada desta quinta-feira (19), de 6,4 graus de magnitude. Num primeiro momento, as pessoas foram autorizadas a entrar no hotel e pegar documentos e roupas. “Posteriormente, houve a liberação para o retorno dos quartos, mas ninguém conseguiu dormir, pois houve vários pequenos tremores durante a madrugada”.

Ele explicou que no local onde está não houve destruição, somente algumas trincas nas paredes e queda de quadros. Na estação, há várias equipes de esqui treinando, como dos Estados Unidos, Canadá e Rússia, entre outros países.

Renato afirmou que vai ao Chile todo ano para praticar snowboarding. Esteve no local durante mais de 20 dias em agosto, mas desta vez veio sozinho a negócios e resolveu subir a Cordilheira para esquiar.

O empresário, que retorna no domingo, disse que, apesar do susto, não pretende alterar a rotina de visitas anuais ao Chile. “Vou continuar vindo e o pessoal aqui está acostumado e treinado para enfrentar este tipo de situação”.



Últimas Notícias