Artista indígena Jaider Esbell expõe suas obras na Casa Brasileira



Postado em: 21/05/2019


O artista visual, escritor e produtor cultural  indígena Jaider Esbell, ganhador do Prêmio Pipa, estará na Casa Brasileira, no centro de São Sebastião,  na sexta-feira (24/5),  para um encontro com artistas, estudantes e educadores e para visitar a exposição de suas obras, às 15h.   O artista  assina a criação dos desenhos de O Xamã Devolve a Vida, com coloração digital do fotógrafo Marcelo Camacho, e que estão em exposição na Casa Brasileira juntamente com duas telas da série Transmakunaima e  os painéis A Árvore de Todos os Saberes  e  Pata Ewa’n.

Com realização do Instituto Mpumalanga e apoio da Estação Casa Amarela e da Galeria Jaider Esbell, a exposição  "O Xamã Devolve a Vida" foi  inaugurada dia 18 abril de 2019 e segue até  02 de junho, com visitação gratuita, na av. Dr. Altino Arantes, 80, rua da Praia.

O roraimense Jaider Esbell, do povo Makuxi do município de Normandia, recebeu seu primeiro prêmio de arte ainda adolescente, em 1994, no Concurso de Desenhos para Catequistas Indígenas na aldeia Kanauanin. A partir daí, nunca mais parou. Sua obra intercala pintura e literatura. Foi premiado no Concurso de Poesias do Sesi e pela Funarte/MinC de Criação Literária.  É autor dos livros  “Terreiro de Makunaima – Mitos, Lendas e Estórias em Vivências” e “Tardes de Agosto, Manhãs de Setembro, Noites de Outubro”.



Últimas Notícias