Samu do Litoral Norte atua no auxílio às vítimas do acidente com ônibus em Paraty



Postado em: 07/09/2015


A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Sebastião foi acionada na tarde deste domingo (6) para dar suporte ao trágico acidente com um ônibus que deixou 15 mortos e 57 pessoas feridas em Paraty, estado do Rio de Janeiro.

 Segundo o coordenador geral do Samu no Litoral Norte, André Leandro, a Central de Regulação de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, entrou em contato com a base de São Sebastião solicitando o apoio de ambulâncias para o socorro das vítimas.

O acidente aconteceu no início da tarde e para o atendimento imediato foram acionadas duas unidades básicas de salvamento e uma Avançada que ficam em Ubatuba e uma unidade Avançada de São Sebastião. “Assim que fomos informados sobre o acidente destacamos as unidades para se deslocarem até o local. O prefeito Ernane Primazzi autorizou de imediato mandar uma das nossas unidades de São Sebastião para apoiar o atendimento e o socorro às vítimas”, disse Leandro.

O coordenador explicou que as unidades de Ubatuba se deslocaram para atendimento no local do acidente. Já a equipe de São Sebastião foi para o pronto atendimento de Paraty. “De lá, transportamos diversas vítimas em estado grave para os quatro helicópteros do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Rio de Janeiro que foram disponibilizados na operação”.

Ainda de acordo com André Leandro, as equipes do Litoral Norte fizeram o transporte de vítimas para a região. Sete delas, com traumas de crânio, tórax e membros foram levadas para a Santa Casa de Ubatuba e outras duas, com fraturas de quadril, membro superior e clavícula foram transferidas para a Casa de Saúde Stella Maris.

“Quero agradecer o empenho e a dedicação de todas as pessoas envolvidas. Somente nós, que estivemos no local, conseguimos ter a noção exata da dimensão do acidente”, afirmou Leandro, acrescentando que a médica da Central de Regulação de Angra dos Reis agradeceu o empenho das equipes do Litoral Norte, considerado fundamental para amenizar a situação.

Nesta operação foram acionados nove profissionais e mais o suporte da Central de Regulação.

O acidente

Um ônibus da empresa Colitur, que fazia o trajeto entre o centro de Paraty e a praia de Trindade tombou no acostamento do trecho final e sinuoso da estrada, conhecido como Morro Deus Me Livre. As primeiras informações dão conta de que problemas no freio do coletivo teriam causado o acidente, a cerca de três quilômetros de Trindade.



Últimas Notícias