Governo do Estado amplia de 50 para 360 o número de bolsas do Escola da Família no Litoral Norte



Postado em: 03/04/2014


Foto: Radar Litoral

 O vereador Reinaldinho recebeu em seu gabinete Paulo Mathias, que anunciou a ampliação de bolsas do Programa Escola da Família

São Sebastião-03/04/2014 - Em visita a São Sebastião nesta quinta-feira (03/04), o coordenador do Programa Escola da Família do Governo do Estado, Paulo Mathias, anunciou que o Litoral Norte terá neste ano 360 bolsas no projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação. A informação foi passada durante visita ao vereador sebastianense Reinaldo Alves Moreira Filho (PSDB), o Reinaldinho, que havia feito a solicitação de aumento no número de bolsas.

Reinaldinho disse que procurou Paulo Mathias ao perceber que existia uma demanda de universitários precisando de bolsas. “Felizmente, fizemos a solicitação justamente no momento de revisão do Programa e pudemos ser atendidos. É uma boa notícia não só para São Sebastião, mas como para todo o Litoral Norte”.

Até o ano passado, a região dispunha de cerca de 50 bolsas do Escola da Família. A ampliação para 360 bolsas representa um aumento de mais de 600%.

O coordenador afirmou que conseguiu a ampliação junto ao governador Geraldo Alckmin, representando um investimento de cerca de R$ 7 milhões para a região. As universidades do Litoral Norte que participam são o Módulo e a UniBR. E os alunos trabalham nas escolas mais próximas de suas residências.

Mathias explicou que o Programa existe desde 2003, abrindo as escolas públicas para proporcionar lazer à comunidade, diminuir a violência do entorno e estimular a presença da família nas unidades. “As pesquisas mostram que apenas 41% dos pais abrem os boletins escolares dos filhos”. O Escola da Família reduziu em 48% as ocorrências de violência nas unidades e já atendeu cerca de 150 mil universitários. Ao contrário dos anos anteriores, quando os estudantes tinham de trabalhar sábado e domingo, agora há a necessidade de dispor de apenas um dia na escola.

Para Paulo Mathias, quem participa do Escola da Família é um universitário diferenciado, “pois atua com a comunidade, conhece histórias alegres e histórias tristes. É um diferencial na sua formação pedagógica”.


Critérios


Para poder se inscrever no Escola da Família, o interessado deve estar matriculado em uma das instituições conveniadas e a classificação obedecerá ao critério socioeconômico.

As inscrições são abertas mensalmente e, em abril, podem ser feitas até o dia 11, pelo site www.educacao.sp.gov.br/escoladafamilia

A Educação custeia 50% do valor da mensalidade do curso de graduação, até o limite de R$ 500,00 (quinhentos reais), e o restante é assumido pelas Instituições de Ensino Superior.

 

 

 



Últimas Notícias