Prefeitura vistoria obra de prolongamento da obra do emissário do Araçá



Postado em: 02/04/2014


 Foto: Vera Mariano/PMSS

São Sebastião-02/04/2014 - Técnicos da secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, realizaram na tarde de segunda-feira (31/03) uma vistoria na obra de prolongamento do emissário submarino da Sabesp, no mangue do Araçá, região central da cidade. O objetivo foi verificar o andamento da obra.

O secretário Adjunto da pasta Silvio Nogueira Filho,  e o chefe de Divisão de Saneamento Básico Fábio Godoy,  percorreram toda a área marítima onde se encontra o empreendimento com o objetivo de acompanhar o andamento da montagem da tubulação que será utilizada no prolongamento do emissário.

De acordo com o chefe de Saneamento da Prefeitura, a intensão foi a de verificar as condições de trabalho e possíveis impactos ambientais ou incômodos à população. “A avaliação foi positiva, já que observamos que o processo tem se desenvolvido normalmente e sem nenhum prejuízo ambiental ou social”, destacou Godoy.

O emissário hoje possui 1.060 metros de extensão e será prolongado por mais 150 metros, atingindo uma profundidade média de 17 metros. “Com isso, pretende-se melhorar a dispersão e diluição do efluente final”, explicou o chefe de Saneamento Básico da Prefeitura.

Segundo ele, estes parâmetro foram estabelecidos a partir de estudos elaborados pela Sabesp e avaliados pela Cetesb,  por meio de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o Ministério Público.

Godoy explica também que o TAC contempla ainda, melhoria no tratamento do efluente que deverá ser a nível secundário, com a construção de uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Este sistema atende toda a região central de esgotamento sanitário, entre os bairros São Francisco e Pitangueiras, com rede coletora de 8.682 ligações ativas que correspondem a 9.402 usuários. “Todo o esgoto coletado é encaminhado para a EPC (Estação de Pré Condicionamento) do Itatinga”, esclareceu Godoy.



Últimas Notícias