Em assembleia, trabalhadores do Imprensa Livre decidem manter greve; direção promete pagamento até quarta



Postado em: 31/03/2014


 Foto: Radar Litoral

São Sebastião-31/03/2014 - Em assembleia realizada no final da tarde desta segunda-feira (31/03), os trabalhadores do Jornal Imprensa Livre, o mais antigo diário impresso do Litoral Norte, decidiram manter a greve até que todos os pagamentos de salários sejam regularizados. A direção do jornal afirmou que espera regularizar a questão até quarta-feira (02/04).

Na assembleia realizada nesta segunda, os funcionários decidiram manter a greve iniciada na última sexta-feira. Houve uma reunião com a direção do periódico, mas não se chegou a um acordo. Somente após a regularização do pagamento de todos os empregados é que a greve será suspensa. O jornal não circula desde sábado.

O RADAR LITORAL conversou com um dos diretores do jornal, que pediu para não ter seu nome divulgado. Ele afirmou que nesta segunda-feira a empresa teria efetuado o pagamento dos gráficos e dos entregadores e que os demais funcionários deverão receber até quarta-feira. O diretor afirmou que a empresa lamentava os fatos, “que ocorreram não por nossa vontade, mas pelo acúmulo de dificuldades das gestões anteriores. Vamos regularizar a situação”.

A greve

Após o atraso de pagamento de salários por quase 30 dias, a decisão pela greve foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (28/3), na presença da maioria dos funcionários, com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e o apoio oficializado do Sindicato Gráficos.

Segundo a entidade, esta não é a primeira vez que a empresa atrasa o salário de seus funcionários por mais de 20 dias. Desde agosto do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas vem buscando junto à direção da empresa uma solução para o caso, porém das três audiências convocadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em apenas em uma delas um diretor compareceu.

“A greve não é por aumento de salário ou melhores condições de trabalho e sim apenas por um direito de receber pelo que produziram, ou seja, o seu pagamento mensal. Não é a primeira vez que a direção atrasa o pagamento por mais de 20 dias e desta vez o salário chegou a atrasar por quase 30 dias. De todos os salários que vem atrasando ao longo dos anos, nenhum contou com pagamento de multa ou juros”, defende a Diretora da Base Litoral Norte do SJSP, Vanessa de Paula.

O Sindicato dos Jornalistas solicitou formalmente ao Ministério do Trabalho, no dia 27 de janeiro, a realização de uma fiscalização junto ao Jornal Imprensa Livre. Porém até o momento a fiscalização não ocorreu. Os motivos apresentados são: constantes atrasos no pagamento do salário, falta de pagamento da Participação de Lucros prevista pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, atraso de FGTS e INSS.

Mesmo depois de duas demissões de jornalistas, os donos da empresa não haviam apresentado um plano de regularização de recolhimento dos benefícios com a definição de prazos.

“Não é de agora que o Sindicato dos Gráficos não mede esforços para tentar solucionar inúmeras irregularidades que esta empresa tem, inclusive com ações da Justiça. O que chama a atenção é o apoio e adesão de todas as áreas da empresa”, citou o diretor do Sindicato Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, Sandro Carvalho.

 

 

 



Últimas Notícias