Crianças do Projeto Viração participam do 1° Encontro de Mostra Circense



Postado em: 29/03/2014


Fotos: Rebeca Ingrid/PMSS

São Sebastião-29/03/2014 - Alunos do Projeto Viração, desenvolvido pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano) na Topolândia, região central de São Sebastião, realizaram na manhã desta sexta-feira (28), o 1° Encontro de Mostra Circense. A iniciativa do projeto contou com a participação especial dos alunos do Cidadão Criança, instalado no Morro do Abrigo, também na região central da cidade.

Danças, apresentações artísticas com malabarismos e palhaços marcaram o evento que resultou em uma perfeita integração entre os dois projetos.

A professora de Circo e Dança do Viração, Caroline Evelyn Sabará, destacou a relevância  da atividade. “É fundamental mostrar para as crianças a importância da data, arte e magia, para que eles acreditem no circo. Durante o mês eles aprenderam o processo e tiveram uma vivencia em várias atividades”, disse, referindo-se a 27 de março, Dia do Circo.

Maria Eduarda de Melo Martins, 10, aluna do Viração, confessou ter ficado muito nervosa antes da apresentação. “Fiquei com medo e tensa, mas depois comecei a gostar de tudo; foi muito bom participar e ajudar”, disse. “Quero um dia viajar com algum circo”, frisou.  

As irmãs Camile e Jeniffer Shultz comentaram a alegria em fazer parte das aulas de Circo e Dança dentro do Cidadão Criança e por participarem da amostra. “Gostamos de tudo isso, principalmente das bailarinas”, concluíram as meninas.

De acordo com a coordenadora das atividades Ana Carla Martins, alguns alunos nunca tinham ido ao circo. Ela informou ainda que a amostra foi a oportunidade de vivenciarem uma experiência nova. “No projeto trabalhamos com temas e as crianças também fazem aulas de circo e dança , com isso, produziram todo o material e as coreografias ”, declarou.

Extraclasse

Além desse evento, o projeto Viração vem, desde janeiro, proporcionando aos seus  alunos, várias outras opções de atividades extraclasse.

De acordo com a coordenadora Ana Carla Martins, foram seis os passeios promovidos pelo Viração, dois à piscina do CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, quatro à praia Grande. “Levamos nossas crianças, 120 no total, para uma diversão sadia e foi muito proveitoso, tanto para os alunos quanto para os monitores”, comentou.

O projeto também promoveu um dia diferenciado dos demais levando as turmas dos dois períodos para assistirem um espetáculo circense. “Para eles essa visita ao circo foi fundamental, pois nossos alunos têm aula de circo e leva-los para observarem a realidade circense foi como uma aula, aliás, uma aula muito proveitosa”, enfatizou Ana Carla, acrescentando que as crianças também assistiram ao filme “Os Saltimbancos Trapalhões”, em uma sessão especial de cinema dentro do projeto.

E o Viração não ficou apenas com as atividades voltadas às crianças do projeto, ele proporcionou ainda um momento especial junto às mães com a Oficina de Chocolate promovido em parceria com o projeto Garoçá, que enviou a monitora pedagógica Fabiana dos Santos, responsável por ensinar o grupo a confeccionar trufas, bombons e pirulitos de chocolate, fora os tradicionais ovos de Páscoa. “Todas essas ações colaboram com o aprendizado e isso nos estimula a elaborar cada vez mais uma programação diferenciada voltada aos nossos alunos”, concluiu a coordenadora.



Últimas Notícias